Show simple item record

dc.contributor.advisorBulla, Gabriela da Silvapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Jonathan Zotti dapt_BR
dc.date.accessioned2015-11-20T02:37:53Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/129992pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho investiga a reestruturação proposta pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) com vistas à Língua Portuguesa e Literatura (LPL) através de uma pesquisa documental sobre a relação existente entre a Matriz de Referência (MR) do exame e os documentos oficiais. Nesse sentido, buscase (1) compreender a relação entre a MR do ENEM e os documentos oficiais que estruturam o Ensino Médio (EM) e (2) inferir possíveis recados da MR para o componente curricular LPL. A pesquisa envolveu a comparação da MR do exame com os documentos oficiais que estruturam o EM, e envolveu também a interpretação da MR enfocando a disciplina de LPL, que resultou na redação de recados que o exame potencialmente quer dar ao EM. Verificou-se que o ponto de partida do ENEM são as propostas contidas nos documentos oficias, trazendo algumas inovações. Portanto, os recados que o ENEM quer dar ao EM dialogam com os documentos oficiais analisados, sendo possível que o exame seja uma forma de influenciar os currículos a se adequarem efetivamente a esses documentos. Ademais, este estudo visa contribuir para uma discussão qualificada acerca do ENEM.pt_BR
dc.description.abstractThis paper investigates the restructuring of the secondary curricula proposed by the National Secondary Education Examination (ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio), focusing on Portuguese and Literature (PL), through a documentary research of the relation among the Reference Matrix (RM) and the official documents. So it aims to (1) understand the relation among the RM and the official documents and (2) infer possible messages from the RM to the curricular component PL. This research involved the comparison of the RM of ENEM with the official documents that structure secondary education and also involved the interpretation of the RM focusing on PL, resulting in the writing of messages that ENEM potentially wants to send to SE. It was found that the starting point of ENEM are the official documents proposals with some innovations. Therefore, the messages that ENEM wants to send to SE dialogue to the official documents Education, so the exam may want to influence the curricula to adapt effectively to these documents. Moreover, this study aims to qualify the discussion of ENEM.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReference matrixen
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)pt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectOfficial documentsen
dc.subjectCurricular orientationsen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectPortuguese and literatureen
dc.subjectSecondary educationen
dc.titleRelações entre a matriz de referência do ENEM e documentos oficiais da educação brasileira : uma interpretração de recados para currículos de língua portuguesa e literatura do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000975331pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record