Formação e prática docente : uma discussão a partir da narrativa de experiências de alunos de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
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2015Autor
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Resumo
O presente trabalho tem como objetivo discutir a formação e a prática docente de três discentes de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a partir do estabelecimento de interlocução, narrativas orientadas por um roteiro constituído de sete questões, produzidas pelos futuros professores. De acordo com Nóvoa (2009), ao passo que tem se observado o retorno do professor à ribalta educativa, perpetua-se um consenso discursivo sobre como deve ser a prática docente. Entre ...
O presente trabalho tem como objetivo discutir a formação e a prática docente de três discentes de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a partir do estabelecimento de interlocução, narrativas orientadas por um roteiro constituído de sete questões, produzidas pelos futuros professores. De acordo com Nóvoa (2009), ao passo que tem se observado o retorno do professor à ribalta educativa, perpetua-se um consenso discursivo sobre como deve ser a prática docente. Entretanto, não são os educadores os responsáveis por este discurso, mas, sim, os investigadores, os especialistas na área de formação de professores e a própria mídia. Sendo assim, decidiu-se verificar o que pensam três discentes de Licenciatura em Letras a respeito da formação, da prática e dos saberes que perpassam a docência, com base em narrativas de suas experiências, não somente como professores, mas também como alunos. Para isso, foram considerados três aspectos: (1) o ingresso na universidade (2) a formação docente e (3) a experiência em sala de aula desses futuros professores. A análise das narrativas demonstra que a docência configura-se como um processo de formação contínuo e coletivo, iniciado previamente ao ingresso na Licenciatura e que perdura durante o exercício da profissão. Constatou-se que ao mesmo passo que o professor jamais abandona a sua posição de aprendiz, grande parte do conhecimento que adquire é oriunda de práticas conjuntas, seja no espaço universitário no intercâmbio de ideias com os colegas, seja em sala de aula na troca de experiências com o aluno. Em consequência, destaca-se a necessidade de ampliar o número de disciplinas que se dediquem à discussão a respeito da prática, assim como as oportunidades de familiarização com o espaço escolar. ...
Abstract
This paper aims to discuss the training and the teaching practice of three students of Languages and Literature at Universidade Federal do Rio Grande do Sul, from the establishment of dialogue, narratives guided by a script consisting of seven questions, produced by the future teachers. According to Nóvoa (2009), while the return of teachers to the educational limelight has been observed, a consensus discourse on how the teaching practice should be has been perpetuated. However, teachers are no ...
This paper aims to discuss the training and the teaching practice of three students of Languages and Literature at Universidade Federal do Rio Grande do Sul, from the establishment of dialogue, narratives guided by a script consisting of seven questions, produced by the future teachers. According to Nóvoa (2009), while the return of teachers to the educational limelight has been observed, a consensus discourse on how the teaching practice should be has been perpetuated. However, teachers are not responsible for this speech, but rather, researchers, experts in teacher training and the media itself are. Therefore the objective of this paper is to verify what three Languages and Literature students think about the training, the practice and the knowledge that underlie teaching, based on narratives of their experiences, not only as teachers but also as students. For this, three aspects were considered: (1) entry into university (2) teacher training and (3) experience in the classroom of these future teachers. The analysis of the narratives demonstrates that teaching is a continuous and collective process of development, which starts before the entry to university and endures for the profession. It was found that, as the teacher never abandons his/her apprentice position, much of the acquired knowledge comes from joint practices, be it in the university space, in the reciprocation of ideas with colleagues, be it in classroom, in the exchange of experiences with students. As a result, there is the need to expand the number of disciplines engaged in the discussion of the practice, as well as opportunities to familiarize with the school environment. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Colecciones
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