Mobilidade espacial, temporal e contextual : um estudo de inspiração etnográfica sobre o trabalho móvel em shopping center
Visualizar/abrir
Data
2015Tipo
Outro título
Spatial, temporal and contextual mobility : an ethnography approach about mobile work in shopping center
Assunto
Resumo
Este artigo busca entender o comportamento dos trabalhadores móveis, usuários de Tecnologias da Informação Móveis e Sem Fio (TIMS), em um shopping localizado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. De caráter etnográfico, por meio de entrevistas e observação, este estudo permitiu identificar que o shopping, como local de trabalho, significa para os entrevistados a otimização de um “tempo morto”. Para lidar com fatores de dispersão intrínsecos ao shopping (mobilidade espacial), os trabalhadores móve ...
Este artigo busca entender o comportamento dos trabalhadores móveis, usuários de Tecnologias da Informação Móveis e Sem Fio (TIMS), em um shopping localizado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. De caráter etnográfico, por meio de entrevistas e observação, este estudo permitiu identificar que o shopping, como local de trabalho, significa para os entrevistados a otimização de um “tempo morto”. Para lidar com fatores de dispersão intrínsecos ao shopping (mobilidade espacial), os trabalhadores móveis desenvolvem estratégias para driblar essas distrações. A mobilidade de tempo é vista como obstáculo em face da inexistência de separação dos tempos de trabalho e lazer, mas também como vantagem pela flexibilidade que ferramentas de comunicação oferecem. Verificou-se, ainda, que, quanto à mobilidade contextual, o e-mail cria uma relação indiscreta, adentrando na vida do indivíduo, de forma praticamente invasiva. ...
Abstract
This paper aims to understand the behavior of mobile workers, users of Mobile and Wireless Technologies (MWT), in a shopping while workspace. Through an ethnographic look, with interviews and observation, picked up the Solar Shopping as a field of study. Shopping as a workplace means for respondents optimization “dead time”. To deal with factors intrinsic to Shopping dispersion (spatial mobility), mobile workers develop strategies to dribble these distractions. The temporal mobility is seen as ...
This paper aims to understand the behavior of mobile workers, users of Mobile and Wireless Technologies (MWT), in a shopping while workspace. Through an ethnographic look, with interviews and observation, picked up the Solar Shopping as a field of study. Shopping as a workplace means for respondents optimization “dead time”. To deal with factors intrinsic to Shopping dispersion (spatial mobility), mobile workers develop strategies to dribble these distractions. The temporal mobility is seen as an obstacle in the face of lack of separation of work and leisure time, but also the advantage of the flexibility that communication tools offer. Concerning contextual mobility, email creates an obtrusive relationship entering in one’s life, so almost invasive. ...
Contido em
ReA UFSM : Revista de Administração da UFSM. Santa Maria, RS. Vol. 8, n. 1, (mar. 2015), p. 141-156
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Sociais Aplicadas (4126)
Este item está licenciado na Creative Commons License