Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOtanari, Thais Mikie de Carvalhopt_BR
dc.contributor.authorLeal, Erotildes Mariapt_BR
dc.contributor.authorOnocko-Campos, Rosana Teresapt_BR
dc.contributor.authorPalombini, Analice de Limapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Eduardo Henrique Passospt_BR
dc.date.accessioned2015-11-11T02:38:56Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn0100-5502pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/129472pt_BR
dc.description.abstractTrata-se de uma dissertação de mestrado que propôs conhecer e descrever os efeitos desencadeados na formação de residentes de psiquiatria ao participarem de grupos constituídos por pessoas diagnosticadas com transtorno mental que utilizaram a intervenção GAM (Gestão Autônoma da Medicação) como norteadora. A aposta foi que, ao participarem dos encontros, os residentes experienciariam uma nova situação em que a palavra do paciente passaria a ser ouvida de forma diferente da trabalhada no currículo da residência, construindo um dispositivo capaz de transformar suas práticas clínicas. Para verificar esses efeitos, utilizamos dois grupos focais, realizados antes e depois dos grupos de intervenção, além de entrevistas individuais conduzidas após o término dos grupos. A análise do material indicou efeitos principalmente quanto à escuta clínica desses profissionais, mostrando a necessidade de estudos mais aprofundados.pt_BR
dc.description.abstractThis work is a masters’ dissertation that aimed to understand and describe the effects on the training of psychiatric residents when they participated in groups composed of mentally disturbed patients whose treatment was based on AMM (Autonomous Medication Management) intervention. The hypothesis was that upon participating in the meetings, the residents would experience a new situation in which the patient’s word would begin to be interpreted in a different manner to in the residency curriculum, thus creating a mechanism capable of transforming their clinical practices. To verify these effects two focus groups were formed before and after the intervention groups, as well as individual interviews conducted after the group meetings. Analysis of the material indicated some effects mainly in relation to how these professionals listened to the patients, demonstrating the need for further studies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de educação médica = Brazilian journal of medical education. Vol. 35, n. 4 (2011), p. 460-467.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsiquiatriapt_BR
dc.subjectMental Health Trainingen
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectAutonomous Management of Medicationen
dc.subjectResidência médicapt_BR
dc.subjectExperienceen
dc.titleOs efeitos na formação de residentes de psiquiatria ao experimentaresm grupos GAMpt_BR
dc.title.alternativeThe effects of AMM group participation on psychiatric resident training en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000974684pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples