Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLeite, Denise Balarine Cavalheiropt_BR
dc.date.accessioned2015-11-09T16:31:27Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/129246pt_BR
dc.description.abstractO artigo trata da possibilidade de uma relação entre o Movimento Modernista e o surgimento das universidades no Brasil, nos anos de 1930, em decorrência de um espírito de inovação que se autoconstruiu a partir da Semana de Arte Moderna de 22. O enfrentamento das velhas estruturas nas artes canalizou transformações também nas áreas política, social e educacional do País. Com base no exame do Pré-Modernismo e do Modernismo o artigo argumenta que a Universidade Brasileira nasce antropofágica, vivendo a dialética da construção-desconstrução de valores e percepções que lhe deram identidade e forma. Defende a idéia de uma universidade que, se auto-reformando, para falar com o mundo, atinge as mais inovadoras fronteiras do conhecimento universal, sem perder o enraizamento da cultura do País, mantendo suas especificidades e a qualidade de suas diferenças.pt_BR
dc.description.abstractThis article discusses the possibility of a relation between the Modernist Movement and the emergence of universities in Brazil in the 1930s due to a self-constructed spirit of innovation derived from the Week of 22. Challenging old structures in art also brought about transformations in Brazilian politics, society, and education. Founded on the study of Pre-Modernism and Modernism, the article argues that the Brazilian University was anthropophagic at birth, experiencing the dialectics of construction-deconstruction of values and perceptions, which provided the university its identity and shape. The article supports the idea of a university that, through self-reform, will achieve the most innovative frontiers of universal knowledge, without forgetting its local cultural foundation, and keeping its specificities and the quality of its differences.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 30, n. 2 (jul./dez. 2005), p. 273-290pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectModernismen
dc.subjectModernismopt_BR
dc.subjectUniversityen
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectInnovationen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectCultureen
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectSemana de Arte Moderna (pt_BR
dc.titleL'esprit du temps e o surgimento da universidade no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeL’ esprit du temps and the emergence of the University in Brazil en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000559867pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples