Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOliveira, Andreia Machadopt_BR
dc.contributor.authorFonseca, Tania Mara Gallipt_BR
dc.date.accessioned2015-11-09T16:30:36Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/129225pt_BR
dc.description.abstractOs devires do território-escola: trajetos, agenciamentos e suas múltiplas paisagens. O presente artigo propõe uma análise da escola em sua singularidade a partir de um paradigma ético-estético sobre a Educação. Tal abordagem concebe a escola como multiplicidade, uma vez que é constituída por uma trama rizomática de olhares e paisagens. A imagem da escola - paisagens perpassa o texto em um percurso que se inicia nos conceitos de plano, território e paisagem – formulados por Deleuze e Guattari –, chegando à noção de individuação proposta por Simondon. Seus contornos mutantes delineiam-se nos movimentos do ritornelo entre os planos estriados, perceptíveis e os planos lisos, imperceptíveis. A escola, como obra de arte, torna-se um posicionamento político calcado em experiências que desacomodam e abrem os devires da Educação.pt_BR
dc.description.abstractThis paper proposes an analysis of the school in its singularity based upon an ethic-aesthetic Education paradigm. Such approach understands the school as a multiplicity, once it constitutes a rhizomatic web of looks and landscapes. The image of landscapes-school is present throughout the paper and departs from Deleuze’s and Guattari’s concepts of plan, territory, and landscape, arriving at Simondon’s individuation construct. Its mutating contours are outlined in the ritornello movements among the perceptible, fluted plans, and the imperceptible, smooth plans. School, as a piece of art, becomes a political position shaped by disaccommodating experiences leading to Education changes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 31, n. 2 (jul./dez. 2006), p. 135-153pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchoolen
dc.subjectDeleuze, Gilles 1925-1995pt_BR
dc.subjectGuattari, Felix 1930-1992pt_BR
dc.subjectLandscapesen
dc.subjectArten
dc.subjectSimondon, Gilbert 1924-1989pt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectChangesen
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.titleOs devires do território-escola : trajetos, agenciamentos e suas múltiplas paisagenspt_BR
dc.title.alternativeThe becoming of the school-territory : passages, agencies and their multiple landscapesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000610966pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples