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dc.contributor.authorKarnopp, Lodenir Beckerpt_BR
dc.date.accessioned2015-11-09T16:28:19Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/129170pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta resultados de uma investigação sobre as experiências de professoras com alunos surdos e com a língua de sinais, em contextos de escolas de surdos, classes especiais ou em situação de inclusão. Aplicamos questionários com perguntas abertas, respondidos por professoras participantes de um curso de capacitação no ensino da Língua Portuguesa para surdos. Das narrativas das professoras podemos inferir que, apesar do reconhecimento da língua de sinais como a língua da educação dos surdos, o uso dessa língua na escolarização acaba não acontecendo, uma vez que quase a metade dos profissionais entrevistados não consegue se comunicar de forma eficiente, em língua de sinais, com seus alunos surdos. Observamos ainda uma variedade de propostas direcionadas ao ensino de leitura e escrita, ligadas, evidentemente, às diferentes concepções de língua e de ensino de língua.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents data findings of a research in which teachers´ experiences were analyzed in relation to their deaf students and to sign language, in the school environment, special deaf classrooms or in inclusion context. A questionnaire was applied with open questions, answered by teachers of a qualification course for teachers of Deaf people. The teachers´ narratives showed that, although there is recognition of sign language as an educational language of the deaf people, this requirement seems not to be taken seriously, because almost half of them do not obtain efficient communication with the deaf pupils. In addition, it was observed that there is a variety of proposals for teaching reading and writing, although it presents different conceptions of language and language teaching.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 32, n.2 (jul./dez. 2007), p. 63-78pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDeaf educationen
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectTeaching formationen
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectSign languageen
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectPortuguese languageen
dc.titleNarrativas de professoras sobre a(s) língua(s) na educação de surdospt_BR
dc.title.alternativeTeachers´ narratives on language(s) used in deaf education pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000712406pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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