Navegação Artes Cênicas por Título
Resultados 34-53 de 213
-
Coreografia "21" do Grupo Corpo : 21 percepções sobre o processo de criacão cênica
(2013) [Dissertação]“21” é a coreografia da companhia mineira de dança Grupo Corpo, que inaugura uma nova etapa no fazer coreográfico de Rodrigo Pederneiras. Estreou em 1992, com trilha sonora especialmente composta por Marco Antônio Guimarães ... -
Corpo Del Puerto : gesto flamenco no espetáculo Las Cuatro Esquinas
(2017) [Dissertação]Este estudo teórico propõe a investigação sobre o gesto flamenco, a partir da análise do espetáculo Las Cuatro Esquinas, da Companhia de Flamenco Del Puerto. Com o objetivo contextualizar o espetáculo dentro da estética ... -
Corpo exposto/Mundo dilatado : a vivência em práticas somáticas como fio condutor da criação artística
(2017) [Dissertação]A presente pesquisa investiga os caminhos trilhados para a criação em dança a partir da prática somática. O objetivo central é criar uma performance artística embasada no pensamento somático sobre o corpo, realizada junto ... -
Corpo-máscara em jogo : a rua como lugar de encontro
(2018) [Dissertação]Encontrar o jogo. Jogar com o encontro. Eis o motivo principal deste trabalho, que se desenvolve a partir de uma perspectiva artística, através de uma abordagem prática baseada em estudos teatrais que envolvem o jogo do ... -
Corpos ditos e malditos : processos de criação e princípios de composição
(2012) [Dissertação]Esta dissertação propõe uma reflexão sobre o processo de criação em dança-teatro da companhia gaúcha Terpsí Teatro de Dança, grupo artístico que, a cada criação, investe em novos procedimentos e formas de movimentação a ... -
Corpos em movimentos pretos : simbologias históricas, culturais, políticas e afetivas em um processo de criação cênica
(2023) [Dissertação]Esta pesquisa se propôs a construir e a refletir sobre Cor pos em Movimentos Pretos, uma noção conceitual que emanou de experiências afrorreferenciadas que a pesquisadora vivenciou em sua trajetória, por intermédio de suas ... -
Criação compartilhada em dança : trajetórias de SeteOito – Impermanências
(2017) [Dissertação]Este estudo propõe uma reflexão sobre o processo de criação do espetáculo de dança SeteOito – Impermanências a partir da perspectiva da autoria compartilhada, onde o processo criativo é desenvolvido em relações de trocas ... -
Criação em videodança : corpos em contaminação
(2018) [Dissertação]Este estudo trata da criação em dança com mediação tecnológica observando os procedimentos de criação em videodança analisados pelas perspectivas do artista Gustavo Gelmini e do processo de criação da videodança “Alegoria ... -
Criações sensoriais de realidade mista
(2023) [Dissertação]A investigação aqui apresentada se insere no campo das poéticas interdisciplinares, tecnológicas e sensoriais e tem por tema desorientações perceptivas acerca do tempo, do espaço e da posse do próprio corpo do público em ... -
Da discussão "clown ou palhaço" às permeabilidades de clownear-palhaçar
(2009) [Dissertação]Este trabalho aborda a discussão sobre a diferenciação entre os termos "clown" e "palhaço". Inicialmente, contextualizamos e destacamos as seguintes desconfianças mútuas: o não reconhecimento sobre as competências e as ... -
Dança como componente curricular na educação básica: um percurso no Colégio de Aplicação da UFRGS
(2023) [Tese]A Tese enfoca o processo de inserção da Dança como componente curricular autônomo na Educação Básica, desde o ingresso da primeira professora Licenciada em Dança no corpo docente do Colégio de Aplicação da Universidade ... -
Dança na escola e a construção do co(rpo)letivo : respingos sobre um processo educativo que dança (dançante que educa?)
(2012) [Dissertação]O estudo discute o processo de ensino e aprendizagem em Dança na Educação Básica. Tendo por objetivo principal investigar como ocorre o processo de construção dos corpos dançantes na escola de ensino formal, a pesquisa ... -
Dança-teatro com jovens : uma proposta pedagógica inspirada em processos de criação de Pina Bausch
(2017) [Dissertação]O mote central da investigação é a dança-teatro e suas possibilidades pedagógicas. O estudo tem por objetivo extrair princípios pedagógicos em dança-teatro a partir de premissas de criação da coreógrafa alemã Pina Bausch ... -
Dança-teatro no Ensino Médio : uma poética formativa no Colégio de Aplicação da UFRGS
(2020) [Tese]A Tese reflete sobre descobertas e desafios de uma proposta pedagógica intitulada “Uma poética formativa em dança-teatro”, inserida num espaço de educação formal de Ensino Básico. O objetivo central é propor disparadores ... -
Dança Xondaro : sabedoria de fresta mobilizada para as práticas teatrais
(2023) [Dissertação]Essa pesquisa é um estudo sobre a dança xondaro praticada pelos Guarani M’byá da Tekoá Pindó Mirim, terra indígena localizada na Colônia de Viamão/RS, e tem como objetivo compreender, através do deslocamento de alguns ... -
Desnudamento do real : procedimentos cênicos adotados nas criações de Troubleyn e Rimini Protokoll
(2019) [Tese]No campo de estudo das práticas teatrais contemporâneas, esta tese traz como questão central a tensão interposta entre as camadas do real e do ficcional do acontecimento cênico, observada em algumas encenações. Problematiza-se ... -
A (des)ordem doméstica : disposições, desvios e diálogos
(2009) [Tese]A pesquisa de Doutorado em Poéticas Visuais, intitulada “A (des)ordem doméstica: Disposições, desvios e diálogos”, do PPGAV/IA/UFRGS, orientada pelo Prof. Dr. Hélio Fervenza desde 2005, partiu da visita a casas de ... -
Destinerrâncias de uma encenadora em processo : pesquisa, direção de atores e encenação
(2020) [Tese]Não estou cravada num lugar. Por isso, escrevo esta tese enquanto viajo. Trata-se de uma viagem cruzando o país geograficamente e a minha vida temporalmente, alinhavando passado e presente em idas e vindas por trilhas que ... -
De uma bailarina para um andançarino : investigações do gesto na obra “Co Ês”, de Rui Moreira
(2022) [Dissertação]O presente estudo apresenta o caminho trilhado durante a pesquisa denominada De uma Bailarina para um Andançarino: investigações do gesto na obra “Co Ês”, de Rui Moreira. A pesquisa é dividida em três pilares básicos: o ... -
Docência e ensino de teatro no Colégio de Aplicação da UFRGS (1954-1996) : memórias emprestadas para uma narrativa sobre as bases de um projeto pedagógico
(2021) [Tese]A Tese propõe-se a reconfigurar uma trajetória histórica e pedagógica acerca do ensino de teatro no Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no período compreendido entre os anos de ...