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dc.contributor.authorGil, Carmem Zeli de Vargaspt_BR
dc.contributor.authorPossamai, Zita Rosanept_BR
dc.date.accessioned2015-11-09T16:24:48Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1981-7207pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/129086pt_BR
dc.description.abstractNeste texto, percorremos um itinerário no tempo, abordando as relações entre educação e patrimônio e educação e museus. O viés pedagógico acopmanha as práticas dos museus e aquelas vinculadas ao patrimônio, embora possam ser percebidas distinções entre ambas. Enquanto os museus aprofundaram sua missão educativa no tempo, as políticas ligadas ao patrimônio, no Brasil, incorporam apenas recentemente práticas educativas nas suas ações de preservação dos bens culturais. Nesse último contexto, ganhou força a denominada educação patrimonial, surgida no âmbito dos museus e apropriada pela agência deferal de gestão do patrimônio brasileiro e pelas práticas concernentes à memória e aos bens culturais, seja pelos museus e órgãos de gestão deo patrimônio, seja por programas e projetos na educação básica, de modo a inspirar os que refletem e atuam em torno do tema da Educação Patrimonial.pt_BR
dc.description.abstractIn this paper, we make a journey in time, addressing the relationship between education and heritage and education and museums. The pedagogical bias follows the practices of museums and those related to herritage, although disctinctions between them can be perceived. While museums deepened its educational mission in time, policies for the cultural property. In this context, emerged the so-called herritage education in the context of museums and appropriated by the federal agency for the administration of Brazilian herritage and the educational institutions. The goal is to understand the appropriations and innovations related to the representations and practices concerning memory and cultural goods, whether by museums and herritage management agencies, or by programs and projects in basic education, in order to inspire that reflect and act around the theme of herritage education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMouseion. Canoas : UnilaSalle. N. 19 (dez. 2014), p. 13-26pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHerritage educationen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subjectMuseumen
dc.subjectSchoolen
dc.subjectIPHANen
dc.subjectMuseum educationen
dc.titleEducação patrimonial : percursos, concepções e apropriaçõespt_BR
dc.title.alternativeHeritage education: pathways, conceptions and appropriationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000974540pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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