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dc.contributor.advisorZielinsky, Monicapt_BR
dc.contributor.authorAlbuquerque, Fernanda Carvalho dept_BR
dc.date.accessioned2015-10-27T02:35:17Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/128026pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como tema a reflexão sobre práticas artísticas orientadas à especificidade de contextos – institucionais e políticos sobretudo – e sua articulação crítica no âmbito da instituição de arte. Trata-se de indagar sobre os limites e as possibilidades desse tipo de prática, quando comissionada por museus de arte, promover uma reflexão crítica em relação à instituição para a qual é pensada. Podem essas práticas aportar mudanças à instituição ou pelo menos articular reflexões que suscitem questionamentos capazes de incitar transformações? Para tanto, o estudo realiza uma revisão bibliográfica sobre práticas artísticas orientadas ao contexto dos anos 1960 à atualidade, relacionando a recente absorção desse tipo de prática por parte de programas curatoriais com o chamado retorno da crítica institucional na última década. Recorre-se, então, a dois estudos de caso: o primeiro sobre contemplação suspensa (2008), trabalho desenvolvido por Rubens Mano para a Pinacoteca do Estado de São Paulo, e o segundo sobre Shibboleth (2007), obra realizada por Doris Salcedo para a Tate Modern, Londres. A análise aponta para a possibilidade de uma articulação crítica que se manifesta sobretudo no processo de trabalho dos artistas em proximidade – e em constante negociação – com a instituição.pt_BR
dc.description.abstractThis research investigates context-oriented artistic practices – the context taken in its institutional and political aspects mostly – and its critical articulation in the realm of an art institution. The idea is to enquire the limits and the possibilities of such practices, when comissioned by art museums, promoting a critical reflexion towards the institution they respond to. Can these practices bring any changes to the institution or at least articulate reflexions that might give rise to questionings able of provoking transformations? In orther to do that, the research undertakes a literature review on context-oriented artistic practices from the 1960’s until nowadays, putting in relationship the recent assimilation os such practices by curatorial programs with the so called return of institutional critique during the last decade. Therefore, the research seeks two study cases: one regarding contemplação suspensa (2008), an artwork developed by Rubens Mano to the Pinacoteca do Estado de São Paulo, and the other about Shibboleth (2007), an art project conceived by Doris Salcedo to the Tate Modern, London. The analysis points to the possibility of a critical articulation that manifests itself mainly during the art process that happens in proximity – and in constant negotiation – with the institution.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectContemporary arten
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectContexten
dc.subjectSalcedo, Dorispt_BR
dc.subjectInstitutionen
dc.subjectMano, Rubenspt_BR
dc.subjectCriticismen
dc.subjectContexto socialpt_BR
dc.subjectContexto políticopt_BR
dc.subjectArte : Instituiçõespt_BR
dc.subjectArte : Criticapt_BR
dc.titlePráticas artísticas orientadas ao contexto e crítica em âmbito institucionalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000973537pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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