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dc.contributor.authorGarbin, Elisabete Mariapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Angélica Silvanapt_BR
dc.date.accessioned2015-10-23T02:37:40Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1415-8566pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/127981pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo pretende-se traçar interlocuções entre duas pesquisas sobre práticas juvenis atreladas à música em diferentes tempos e espaços urbanos. Privilegiam-se recortes que dão ênfase às práticas culturais de jovens que integram diferentes grupos e que têm a música como pano de fundo. Nesta direção, compreende-se a música como uma via pela qual os jovens se apropriam de imagens sociais diversas (etnia, gênero, classe) e de estilos (linguagens, vestimentas, marcas corporais). Tais expressões, entre tantas outras, são práticas culturais cotidianas que adquirem significados em contextos específicos, partilhadas (ou não) com seus pares. Conclui-se que, apesar das diferenças entre os vários estilos de música consumidos pelos jovens, de um modo ou de outro, todos contribuem para a formação e o fortalecimento de suas identidades.pt_BR
dc.description.abstractThis article intends to establish dialogues between two studies on youth practices linked to music in different times and urban areas. The cultural practices of young people who integrate different groups are emphasized specially to whom music is the major interest. In this way, music is understood as a means by which young people appropriate various social images (as ethnicity, gender, class) and style (as language, dressing, bodily marks). Such expressions, among many others, are daily cultural practices which acquire meanings in specific contexts, shared (or not) with their peers. Despite of the differences between the various musical styles absorbed by young people, in one way or another, everybody contributes to the formation and strengthening of their identities.en
dc.description.abstractEn este artículo se pretende trazar el diálogo entre dos estudios sobre las prácticas de los jóvenes vinculados a la música en diferentes momentos y espacios urbanos. Se dio preferencia a recortes que hacen hincapié en las prácticas culturales de los jóvenes que forman parte de diferentes grupos y tienen música de fondo. En este sentido, entendemos la música como un medio para que los jóvenes se apropien de varias imágenes sociales, ya sean de origen étnico, de género, de clase o de estilo como el idioma, la vestimenta, las marcas corporales. Tales expresiones, entre muchas otras, son prácticas culturales cotidianas que adquieren significados en contextos específicos, compartidas [o no] con sus compañeros. Llegamos a la conclusión de que, a pesar de las diferencias entre los distintos estilos de la música consumida por los jóvenes, de una forma u otra, contribuyen a la formación y el fortalecimiento de sus identidades.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofSociedade e cultura : revista de pesquisas e debates em ciências sociais. Goiania, GO. Vol. 17, n.1 (jan./jun. 2014), p. 87-95pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectYouth identitiesen
dc.subjectMusicen
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectCultural practiceses
dc.subjectIdentidades juvenileses
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectPrácticas culturaleses
dc.titleMúsica e identidades juvenis na cena cultural contemporâneapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000973336pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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