Estrutura universitária, programas de inclusão no ensino superior, capitais e disposições : um estudo sobre seu impacto no desempenho acadêmico
Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho busca avaliar o impacto da estrutura acadêmica, políticas de inclusão social no ensino superior, incorporação de capitais impessoais e disposições para o estudo sobre o desempenho acadêmico de estudantes concluintes do ensino superior. A fundamentação teórica foi baseada, sobretudo, na Teoria da Reprodução, segundo a qual o campo escolar é um dos espaços no qual ocorre a manutenção das desigualdades sociais. Os dados trabalhados são de produção secundária, no caso, o banco sócio-e ...
Este trabalho busca avaliar o impacto da estrutura acadêmica, políticas de inclusão social no ensino superior, incorporação de capitais impessoais e disposições para o estudo sobre o desempenho acadêmico de estudantes concluintes do ensino superior. A fundamentação teórica foi baseada, sobretudo, na Teoria da Reprodução, segundo a qual o campo escolar é um dos espaços no qual ocorre a manutenção das desigualdades sociais. Os dados trabalhados são de produção secundária, no caso, o banco sócio-econômico do Exame Nacional de Desempenho Estudantil (ENADE) de 2008. Como técnicas de análise foram utilizadas estatística descritiva, análise de correspondência, análise de cluster e regressão linear multivariada. Os resultados indicam o forte efeito das variáveis preditoras sobre o desempenho acadêmico, especialmente o efeito da desigual incorporação de capitais entre os estudantes, bem como sucesso de algumas políticas de inclusão, como o Programa Universidade para Todos (PROUNI). ...
Abstract
The main goal of this research is to evaluate the impact of academic structure, social inclusion policies in higher education, incorporation of impersonal capitals and dispositions to study on the academic performance of undergraduate students. The theoretical framework was based mainly on the Theory of Reproduction. According to it, the educational field is one of the areas in which social inequalities remains. The data analyzed are of secondary production, specifically the socio-economic data ...
The main goal of this research is to evaluate the impact of academic structure, social inclusion policies in higher education, incorporation of impersonal capitals and dispositions to study on the academic performance of undergraduate students. The theoretical framework was based mainly on the Theory of Reproduction. According to it, the educational field is one of the areas in which social inequalities remains. The data analyzed are of secondary production, specifically the socio-economic database of the National Student Performance Exam (ENADE) 2008. As analysis techniques were used descriptive statistics, correspondence analysis, cluster analysis and multivariate linear regression. The results indicate the strong effect of the predictor variables on academic performance, especially the effect of unequal incorporation of capital among students, as well the success of inclusion policies, such as the University for All Program (PROUNI). ...
Résumé
Cette recherche vise à évaluer l'impact de la structure universitaire, de les politiques d'inclusion sociale dans l'enseignement supérieur, de l'incorporation du capital impersonnel et des dispositions pour l'étude sur la performance académique des étudiants en train de diplomation dans l'enseignement supérieur. Le cadre théorique a été principalement basé sur la théorie de la reproduction, selon laquelle, le champ scolaire est l'un des espaces à travers lesquels inégalités sociales restent. Le ...
Cette recherche vise à évaluer l'impact de la structure universitaire, de les politiques d'inclusion sociale dans l'enseignement supérieur, de l'incorporation du capital impersonnel et des dispositions pour l'étude sur la performance académique des étudiants en train de diplomation dans l'enseignement supérieur. Le cadre théorique a été principalement basé sur la théorie de la reproduction, selon laquelle, le champ scolaire est l'un des espaces à travers lesquels inégalités sociales restent. Les données présentés sont de production secondaire, dans le cas, de la base de données socio-économiques de le Examen National des Performance d’Étudiants (ENADE) 2008. Comme techniques d'analyse ont été utilisées statistiques descriptives, analyse de correspondance, analyse de grappes et la régression linéaire multivariée. Les résultats indiquent la forte influence des variables prédictives sur la performance académique, notamment l'effet de l'incorporation inégale du capital entre les étudiants, ainsi le succès des certaines politiques d'inclusion, telles que l'Université pour tous Programme (PROUNI). ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Ciências Sociais (762)
Este item está licenciado na Creative Commons License