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dc.contributor.advisorSenna, Luiz Afonso dos Santospt_BR
dc.contributor.authorTaffarel, Virgínia Schererpt_BR
dc.date.accessioned2015-10-14T02:37:15Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/127665pt_BR
dc.description.abstractAtualmente, a mobilidade urbana no Brasil encontra-se debilitada, elevados congestionamentos são destacados devido ao uso elevado do automóvel, logo este trabalho versa sobre a análise dos fatores que influenciam o crescimento do uso do carro. No País, ao decorrer dos anos, foi possível verificar o crescimento do número de automóveis, que são incentivados por diversos fatores, como condições favoráveis de crédito, melhora na renda média da população, incentivos fiscais e principalmente devido ao fato em que não há uma alternativa de qualidade para o carro. Em 2013, principalmente, a população demonstrou sua tamanha insatisfação, através de manifestações, diante da qualidade do transporte coletivo, comparado com o valor da tarifa e esta combinação, colocada juntamente com a facilidade de adquirir um automóvel, faz constantemente com que os possíveis usuários de ônibus, ou outros meios de transporte coletivo, migrem para o uso do transporte individual, porém juntamente com ele, vão diversos problemas que afetam a qualidade de vida da população. Além disso, o carro é culturalmente importante no Brasil, sinônimo de status, o automóvel é muito mais do que um simples meio de se locomover. Após análise de todos os fatores que influenciam no crescimento do uso do automóvel, foi verificado que todos eles levam a um ponto comum que seria o aumento do número de carros no Brasil. A taxa de motorização foi um fator importante para demonstrar o quanto o País tende a aumentar quanto a sua frota, esta taxa corresponde na razão entre o número da população e a frota disponível. No Brasil, esta taxa vem diminuindo a cada década, em um ritmo mais acelerado do que o esperado, e seguindo a tendência dos países desenvolvidos que já possuem taxa de motorização constante, estevalor no Brasil tende a diminuir ainda mais, mostrando que o País, deve elevar, e muito, o número de sua frota. Por fim, foi verificada a necessidade de investimentos em transportes coletivos, para que haja um equilíbrio e melhora na qualidade da mobilidade urbana no País, já que o Brasil não possui, pelo menos por agora, expectativa em diminuir o uso do automóvel, inclusive por toda a independência que proporciona ao seu usuário.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleMobilidade urbana : análise dos fatores que causam contínuo crescimento do uso do automóvel nas cidades brasileiraspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000971034pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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