Mobilidade urbana : análise dos fatores que causam contínuo crescimento do uso do automóvel nas cidades brasileiras
dc.contributor.advisor | Senna, Luiz Afonso dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Taffarel, Virgínia Scherer | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-10-14T02:37:15Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/127665 | pt_BR |
dc.description.abstract | Atualmente, a mobilidade urbana no Brasil encontra-se debilitada, elevados congestionamentos são destacados devido ao uso elevado do automóvel, logo este trabalho versa sobre a análise dos fatores que influenciam o crescimento do uso do carro. No País, ao decorrer dos anos, foi possível verificar o crescimento do número de automóveis, que são incentivados por diversos fatores, como condições favoráveis de crédito, melhora na renda média da população, incentivos fiscais e principalmente devido ao fato em que não há uma alternativa de qualidade para o carro. Em 2013, principalmente, a população demonstrou sua tamanha insatisfação, através de manifestações, diante da qualidade do transporte coletivo, comparado com o valor da tarifa e esta combinação, colocada juntamente com a facilidade de adquirir um automóvel, faz constantemente com que os possíveis usuários de ônibus, ou outros meios de transporte coletivo, migrem para o uso do transporte individual, porém juntamente com ele, vão diversos problemas que afetam a qualidade de vida da população. Além disso, o carro é culturalmente importante no Brasil, sinônimo de status, o automóvel é muito mais do que um simples meio de se locomover. Após análise de todos os fatores que influenciam no crescimento do uso do automóvel, foi verificado que todos eles levam a um ponto comum que seria o aumento do número de carros no Brasil. A taxa de motorização foi um fator importante para demonstrar o quanto o País tende a aumentar quanto a sua frota, esta taxa corresponde na razão entre o número da população e a frota disponível. No Brasil, esta taxa vem diminuindo a cada década, em um ritmo mais acelerado do que o esperado, e seguindo a tendência dos países desenvolvidos que já possuem taxa de motorização constante, estevalor no Brasil tende a diminuir ainda mais, mostrando que o País, deve elevar, e muito, o número de sua frota. Por fim, foi verificada a necessidade de investimentos em transportes coletivos, para que haja um equilíbrio e melhora na qualidade da mobilidade urbana no País, já que o Brasil não possui, pelo menos por agora, expectativa em diminuir o uso do automóvel, inclusive por toda a independência que proporciona ao seu usuário. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.title | Mobilidade urbana : análise dos fatores que causam contínuo crescimento do uso do automóvel nas cidades brasileiras | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000971034 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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