A produção acadêmico-científica sobre a educação física na educação infantil nos periódicos nacionais de Qualis A2
Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente estudo propõe-se a investigar a produção de literatura acerca da Educação Física na Educação Infantil. Os principais objetivos foram analisar os aspectos mais relevantes sobre a área nas produções literárias e pesquisas realizadas em periódicos nacionais selecionados, além da importância dada por estes na primeira etapa da Educação Básica. Para a concretização desta pesquisa foi realizada a revisão de literatura de dois periódicos nacionais de Qualis A2, disponíveis em Língua Portugu ...
O presente estudo propõe-se a investigar a produção de literatura acerca da Educação Física na Educação Infantil. Os principais objetivos foram analisar os aspectos mais relevantes sobre a área nas produções literárias e pesquisas realizadas em periódicos nacionais selecionados, além da importância dada por estes na primeira etapa da Educação Básica. Para a concretização desta pesquisa foi realizada a revisão de literatura de dois periódicos nacionais de Qualis A2, disponíveis em Língua Portuguesa: Movimento e Motriz. Também foram analisadas as discussões de diferentes autores da área da Educação Física e Educação Infantil em virtude da importância do tema. Constatou-se principalmente a relação de diversos tópicos, os quais se mostraram presentes em vários estudos envolvidos na análise, destacando como principais: a importância do brincar para o desenvolvimento da criança; a riqueza da imaginação; as possibilidades de desenvolvimento com as atividades lúdicas; intervenção e mediação do professor nas situações práticas e sociais e identidade docente. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Educação Física (1114)
Este item está licenciado na Creative Commons License