Responsabilidade social empresarial : benefício social ou geração de lucro?
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O modelo tradicional de se fazer negócios vem sendo fortemente confrontado ao longo do último século. As empresas são acusadas de se utilizarem dos recursos naturais, prejudicando o meio ambiente e a sociedade, sem oferecerem nada em troca, priorizando unicamente o seu lucro. Paralelamente a isso, temos a retomada da democracia no Brasil, permitindo a fundação de ONGs, associações, entre outras, e a expansão da economia a partir da globalização, forçando as empresas a se reinventarem para perma ...
O modelo tradicional de se fazer negócios vem sendo fortemente confrontado ao longo do último século. As empresas são acusadas de se utilizarem dos recursos naturais, prejudicando o meio ambiente e a sociedade, sem oferecerem nada em troca, priorizando unicamente o seu lucro. Paralelamente a isso, temos a retomada da democracia no Brasil, permitindo a fundação de ONGs, associações, entre outras, e a expansão da economia a partir da globalização, forçando as empresas a se reinventarem para permanecerem na disputa por mercados. Neste ambiente complexo e conturbado se desenvolve o conceito de Responsabilidade Social Empresarial, se apresentando sob a forma de um novo modelo de negócios das empresas neste novo modelo de mundo, unindo a perseguição por lucro à preocupação com o desenvolvimento social. Assim, o presente trabalho discute a, partir de diferentes autores da área, o que é a Responsabilidade Social Empresarial, visando à compreensão acerca dos interesses que nutrem as corporações quando se dedicam à responsabilidade social empresarial, isto é, se em benefício próprio ou à filantropia, permeando, também, a relação desta iniciativa com a imagem das organizações e a contextualização histórica deste movimento. Assim através de uma revisão bibliográfica, este estudo dedicou-se a uma reflexão teórica sobre tais questionamentos, para, em suas análises, ponderar sobre as motivações e os riscos das organizações. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License