Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNunes, Ana Karinpt_BR
dc.contributor.authorBueno, Eduarda Figueirópt_BR
dc.date.accessioned2015-08-27T02:38:27Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/125870pt_BR
dc.description.abstractEste estudo discute como o clube brasileiro Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense (GFPA) se relaciona com a sua torcida no âmbito das redes sociais digitais, com foco na gestão estratégica da informação para a construção relacionamento legítimos entre as partes. Nesse contexto, foram analisadas as estratégias de informação e de relacionamento do Clube com os torcedores através das publicações em suas páginas oficiais das redes sociais Facebook, Instagram e Twitter. Como metodologia, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e de estudo de caso. Para se chegar aos objetivos propostos, os principais temas abordados foram a gestão da informação e o relacionamento clube-torcedor. Concluiu-se, por meio da pesquisa desenvolvida, que, apesar de constituir um relacionamento com a sua torcida, o Grêmio FBPA ainda carece de estratégias sólidas no ambiente das redes sociais para que, através da informação lá disponível, reforce a identificação clube-torcida, especialmente no aspecto da comunicação institucional.pt_BR
dc.description.abstractThe study discusses how the brasilian football team Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense (GFPA) relates to their fans in the digital social networks, focusing on strategic information management to build legitimate relationships between the parts. In this context, information strategies and Club relationship with the fans were analyzed by the publications in their official pages of social networks Facebook, Twitter and Instagram. The methodology used was a bibliographic research and case study. To reach the proposed objectives, the main topics discussed were the management of information and the team-fans relationship. The conclusion is that, although it is a twisted relationship with their, Grêmio FBPA still needs to improve their strategic information management in the digital social networks to be able to reinforce the identification between team-fans, especially in the aspect of corporate communication.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformation managementen
dc.subjectGestão da informaçãopt_BR
dc.subjectRelações públicaspt_BR
dc.subjectRelationshipen
dc.subjectGrêmio Foot-Ball Porto Alegrensept_BR
dc.subjectFootballen
dc.titleGestão de informação e relacionamentos no âmbito do futebol : o caso do Grêmio Football Clube Porto Alegrensept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000972293pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples