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dc.contributor.advisorPrimo, Alessandra Teixeirapt_BR
dc.contributor.authorBarbieri, Nathália Navarropt_BR
dc.date.accessioned2015-08-25T02:32:42Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/122688pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia investiga de que maneira as estratégias e ferramentas de social commerce colaboram para a manutenção e o crescimento de uma plataforma de comércio eletrônico baseada na dinâmica do consumo colaborativo. Para desenvolver essa proposta, a pesquisa baseou-se no estudo de caso do site de compras e vendas Enjoei, escolhido por abordar de maneira diferente e inovadora os princípios da colaboração através da redistribuição de produtos no ambiente digital, além de se mostrar como uma plataforma de comércio eletrônico que foca nas interações entre os usuários. O trabalho foi apoiado por uma pesquisa teórica que abrangeu os seguintes conceitos: Internet, Web 2.0 e e-commerce, interações mediadas por computador, redes sociais na Internet, social commerce e consumo colaborativo. A análise foi focada em compreender como o Enjoei se posiciona quanto à sua proposta de consumo colaborativo e em avaliar se os processos de interação que ocorrem entre os usuários dentro da plataforma podem ser caracterizados como parte de uma estratégia de social commerce. A partir daí, foi possível constatar que o site usado como objeto de estudo realmente se encaixa no sistema colaborativo de mercado de redistribuição, cumprindo a proposta de consumo consciente, além de ser uma típica e funcional plataforma de comércio social.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph investigates how the social commerce strategies and tools collaborate for the maintenance and growth of an e-commerce platform based on the dynamics of collaborative consumption. To develop this proposal, the research was based on the case study of the Website Enjoei, chosen by addressing in a different and innovative way the principles of collaboration by redistributing products in the digital environment, and show as an e-commerce platform that focuses on interactions between users. The monograph was supported by a theoretical research covering the following concepts: Internet, Web 2.0, e-commerce, computer-mediated interactions, social networking sites, social commerce and collaborative consumption. The analysis was focused on understanding how Enjoei stands before its proposal of collaborative consumption and assess if the interaction processes that occur among users within the platform can be characterized as part of a social commerce strategy. From there, it was found that the Website used as study object really fits the collaborative system of redistribution markets, fulfilling the proposal for conscious consumption, as well as being a typical and functional social commerce platform.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectE-commerceen
dc.subjectConsumo colaborativopt_BR
dc.subjectSocial commerceen
dc.subjectCollaborative consumptionen
dc.subjectEnjoeien
dc.titleConsumo colaborativo em uma plataforma de social commerce : estudo de caso do site de compras e vendas Enjoeipt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000971249pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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