Da periferia ao mainstream : uma análise semiótica do percurso cultural do passinho
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Data
2015Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho investiga a trajetória do fenômeno do passinho enquanto texto cultural surgido na periferia da semiosfera carioca e que passa por um processo de inserção no estrato cultural dominante, vinculado às estruturas da mídia hegemônica. Partindo de uma contextualização acerca deste estilo de dança baseada em dados documentais, efetua uma recuperação diacrônica do funk carioca com base nos escritos de Hermano Vianna e problematiza o conceito de periferia a partir do raciocínio de autores ...
Este trabalho investiga a trajetória do fenômeno do passinho enquanto texto cultural surgido na periferia da semiosfera carioca e que passa por um processo de inserção no estrato cultural dominante, vinculado às estruturas da mídia hegemônica. Partindo de uma contextualização acerca deste estilo de dança baseada em dados documentais, efetua uma recuperação diacrônica do funk carioca com base nos escritos de Hermano Vianna e problematiza o conceito de periferia a partir do raciocínio de autores como Raquel Rolnik e Danielle Miranda da Silva. Em seguida, discorre sobre a relação do passinho com o cenário de convergência midiática proposto por Henry Jenkins e com os pressupostos teóricos da semiótica da cultura de Iúri Lotman. Finalmente, é realizada uma análise de três videoclipes do grupo Dream Team do Passinho, cujo resultado dá a ver algumas conclusões sobre a dinâmica de modelização midiática sofrida pelo passinho e da transformação cultural a que o fenômeno é submetido. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1829)
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