Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRossini, Miriam de Souzapt_BR
dc.contributor.authorBocca, Jean Pierrept_BR
dc.date.accessioned2015-08-25T02:32:38Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/122677pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho se propõe a analisar o estilo cinematográfico de Xavier Dolan, a partir dos cinco primeiros longas-metragens do diretor: Eu Matei Minha Mãe (2009), Amores Imaginários (2010), Laurence Para Sempre (2012), Tom na Fazenda (2013) e Mommy (2014). A pesquisa tem como objetivo analisar o estilo de Dolan a partir da compreensão das técnicas cinematográficas utilizadas pelo diretor. Pretende-se também examinar como o cineasta cria padrões estilísticos através dos elementos visuais em seus filmes. A pesquisa busca ainda verificar de que forma Dolan, ao exercer diversos papéis na realização de seus filmes, contribui para a construção de um estilo autoral. O trabalho tem como principal referencial teórico o livro A arte do cinema: Uma introdução (2013), de David Bordwell e Kristin Thompson. Assim, a pesquisa se encontra dividida em três capítulos. No primeiro, são feitas contextualizações sobre forma fílmica e estilo cinematográfico, modos de produção cinematográfica, funções do diretor e seu trabalho como autor, além de apresentar o cineasta e os filmes que serão analisados. Os conceitos sobre forma e estilo são úteis para compreender as técnicas cinematográficas, enquanto que examinar os modelos de produção no cinema e o trabalho do diretor permite um melhor entendimento das escolhas técnicas. Já as informações sobre o diretor e os filmes são fundamentais para analisar o estilo de Dolan. No segundo, são abordadas as técnicas relacionadas à imagem fotográfica, divididas em quatro categorias: iluminação, amplitude tonal, velocidade do movimento e perspectiva. Ao mesmo tempo, são apresentadas as análises do uso das técnicas nos filmes. No terceiro capítulo, são apresentadas técnicas cinematográficas de enquadramento – dimensões e formas do quadro, ângulo, nível, altura e distância do enquadramento, e quadro móvel – e as respectivas análises. Foram selecionadas para as análises as técnicas proeminentes usadas pelo diretor, considerando aquelas que são recorrentes ou que diferenciam o trabalho do diretor dos demais cineastas.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to analyze the film style of Xavier Dolan, as expressed in his five first films: J'ai tué ma mère (2009), Les Amours Imaginaires (2010), Laurence Anyways (2012), Tom à la Ferme (2013) and Mommy (2014). The research aims to analyze the style of Dolan from understanding of film techniques used by the director. This study also intended to examine how the filmmaker creates stylistic standards through visual elements in his films. The research also seeks to see how Dolan contributes to the construction of an authorial style by exercising various roles in the realization of his movies. The main theoretical reference of this study is the book Film art: An introduction (2013), written by David Bordwell and Kristin Thompson. The research is divided into three chapters. Firstly, it is made contextualization of film form and film style, film production modes, director’s roles and work as an author, as well as presenting the filmmaker and the movies. The concepts of form and style are useful to understand the film techniques, while examining the film production models and the director's work allows a better understanding of the technical choices. The information about the director and the movies are fundamental to analyze the style of Dolan. The second chapter presents the techniques related to the photographic image, divided into four categories: lighting, tonal range, speed of movement and perspective. At the same time, the analyses of the use of these techniques in the films are presented. The third chapter presents film techniques framing – dimensions and frame shapes, angle, level, height and distance of the frame and mobile frame – and analyses. For the analyses, the prominent techniques used by the director were selected considering those that are recurrent or that differentiate the work of the director of other filmmakers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCinema : Técnicapt_BR
dc.subjectFilm styleen
dc.subjectDolan, Xavierpt_BR
dc.subjectFilm techniquesen
dc.subjectFilm formen
dc.titleO estilo cinematográfico de Xavier Dolanpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000971464pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples