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dc.contributor.advisorLiedke, Enoi Dagopt_BR
dc.contributor.authorWeyne, Laura Boschipt_BR
dc.date.accessioned2015-08-25T02:32:37Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/122673pt_BR
dc.description.abstractNo cenário atual, uma das formas de se obter maior lucro e atingir mais clientes seria através do investimento e da inserção no meio online. Para que as empresas consigam manter seus clientes e continuar crescendo, é necessário trabalhar a fidelização e o atendimento. Focando somente a questão da reclamação, quando o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) falha, sites como o Reclame Aqui (RA) auxiliam as empresas, funcionando como canal adicional e reforçando a necessidade de atendimento desses clientes. Essa pesquisa teve como objetivo apresentar a importância dessa comunicação para a prosperidade das empresas, mais especificamente do varejo de moda virtual. Foram coletados dados sobre o RA, sobre as três principais empresas do varejo de moda com lojas online e reclamações registradas no site entre 9 de fevereiro e 9 de março de 2015. De acordo com a metodologia, foram apresentados os dados das empresas e as reclamações no RA foram tabuladas e quantificadas. A pesquisa constatou que algumas empresas estão se portando de forma mais adequada do que outras, entretanto todas podem melhorar seu atendimento no RA e nos seus canais de SAC para garantir que seus clientes continuem comprando.pt_BR
dc.description.abstractIn the current scenario, one of the ways to achieve profit and reach more clients is through the penetration and investment in the online market. To retain clients and continue to grow, it is necessary to work on customer loyalty and customer service. Focusing only on the complaint matter, when the Customer Care Service fails, websites such as “Reclame Aqui” (RA) assist the companies – working as an additional channel and reinforcing the need to service these clients. This research aimed to present the importance of this communication in order for the companies to prosper and grow, more specifically the ones in the online fashion retail business. Data were collected regarding the RA, three major fashion retail companies with online presence and complaints created between February 9th and March 9th, 2015. According to the methodology, the data regarding the companies were presented and the complaint were tabulated and quantified. The research found thatsome companies are behaving in a better way than others, but all can improve their Customer Care in RA and its own channels to ensure that customers continue to purchase.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEcommerceen
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectServiço de Atendimento ao Cliente (SAC)pt_BR
dc.subjectFashionen
dc.subjectOnline retailen
dc.subjectOnline post purchaseen
dc.subjectComplainten
dc.subjectCommunicationen
dc.titleReclame aqui : um canal para amenizar a insatisfação do cliente de e-commerce de modapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000971393pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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