O conteúdo das questões de concursos públicos de Biblioteconomia e sua relevância prática no trabalho
Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho objetiva identificar a relação existente entre os conteúdos presentes nas provas de concurso público para o cargo de bibliotecário e o efetivo trabalho do profissional da instituição que o seleciona. Em seu referencial teórico descreve o cenário dos concursos públicos no Brasil, especialmente na área de biblioteconomia, identifica trabalhos afins a esta pesquisa e define três tipos de bibliotecas, especializada, jurídica e universitária, bem como os profissionais bibliotecários qu ...
Este trabalho objetiva identificar a relação existente entre os conteúdos presentes nas provas de concurso público para o cargo de bibliotecário e o efetivo trabalho do profissional da instituição que o seleciona. Em seu referencial teórico descreve o cenário dos concursos públicos no Brasil, especialmente na área de biblioteconomia, identifica trabalhos afins a esta pesquisa e define três tipos de bibliotecas, especializada, jurídica e universitária, bem como os profissionais bibliotecários que nelas atuam, através de revisão literária. A abordagem da pesquisa é qualitativa e quantitativa, visto que a análise das questões é feita em números e descrição do cenário analisado. O corpus de análise é composto por 37 provas de concurso aplicadas entre 2013 e 2014, somando 1365 questões. Como fonte de coleta, foi utilizado o site “Questões de Concursos”. Os resultados revelam grande discrepância na classificação das questões. A pesquisa mostra que 21,4% das questões analisadas estão diretamente relacionadas com o trabalho do bibliotecário, de acordo com o tipo de biblioteca na qual atuará; 77,7% delas estão indiretamente relacionadas, ou seja, relacionam-se com as atividades de qualquer tipo de biblioteca, não especificamente com a do concurso em questão; e apenas 0,9% não são relacionadas com o trabalho na biblioteca para a qual a seleção se dá. Na análise por tipo de biblioteca, este padrão se mantém. Conclui que o conteúdo exigido do concursando pelas provas de questões é pouco ou nada relacionado com o efetivo trabalho do candidato a ser selecionado e que em tais provas, os conteúdos mais exigidos são aqueles genéricos, aplicáveis a quaisquer tipos de bibliotecas. Sugere outros temas de pesquisa, como a análise e comparação de editais de concurso com suas respectivas provas de concurso. ...
Abstract
This study aims to identify the relationship between the content present in the tests of public competition for the post of librarian and the actual work exercised by the professional in the institution which selects them. In the theoretical framework describes the scenario of the open competition tests in Brazil, especially in the librarianship area, identifies papers related to this research and defines three types of libraries, specialized, legal and academic, as well as the librarians who w ...
This study aims to identify the relationship between the content present in the tests of public competition for the post of librarian and the actual work exercised by the professional in the institution which selects them. In the theoretical framework describes the scenario of the open competition tests in Brazil, especially in the librarianship area, identifies papers related to this research and defines three types of libraries, specialized, legal and academic, as well as the librarians who work in them, by literature review. The research approach is qualitative and quantitative, since the analysis of the issues is made in numbers and description of the analyzed scenery. The analysis content consists of 37 open competition tests applied between 2013 and 2014, totaling 1365 multiple-choice questions. The website "Questões de Concursos" was used as gathering source. The results show large discrepancies in the test questions classification. The research shows that 21.4% of the analyzed questions are directly related to the work of the librarian, according to the type of library in which he will act; 77.7% are indirectly related, meaning that are related to the activities of any type of library, not specifically with the subject of the public tender; and only 0.9% are not related to the work in the library for which the selection takes place. In the analysis by type of library, this pattern sustains. Concludes that the knowledge demanded of the candidate by the tests is little or nothing related to the actual work that the selected candidate will perform and that in such tenders the most demanded contents are those generic, applicable to all types of libraries. Suggests other research topics, such as the analysis and comparison of public tender notices with their respective tests. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
-
TCC Biblioteconomia (811)
Este item está licenciado na Creative Commons License