Listar Ciencias Biologicas por autor "Hoffmann, Marilisa Bialvo"
Mostrando ítems 1-7 de 7
-
Efeito estufa : uma proposta didática para o ensino de Ciências em tempos remotos
Boeira, Nara Cristina Pereira (2021) [Tesinas de especialización]Este trabalho propõe-se a investigar a importância da utilização de aulas práticas nas aulas de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental, em tempos de pandemia e aulas remotas. Desta maneira, o presente estudo tem ... -
Experimentação didática aliada às tecnologias digitais de informação e comunicação : alguns indicadores para materiais mo ensino de Ciências
Bertella, Rosana Maria Accorsi (2021) [Tesinas de especialización]A partir das experiências vivenciadas com o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na prática docente no ensino remoto, bem como do Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização, este artigo ... -
O letramento científico na educação infantil : uma proposta de sequência didática a partir da reciclagem de papel
Costa, Marieli Santos (2021) [Tesinas de especialización]O desenvolvimento do letramento científico deve ser uma tarefa constante do educador de Ciências. Este processo deve ser iniciado ainda na educação infantil, pois a criança desde cedo possui criatividade e curiosidade em ... -
A pandemia e o ensino de Química por investigação : a farsa da ivermectina
Cardoso, Márcia Regina Siqueira (2021) [Tesinas de especialización]O presente artigo originou-se de pesquisa qualitativa a partir de fontes bibliográficas e documentais onde através de uma análise criteriosa buscou-se ferramentas para a elaboração de uma sequência didática baseada no ... -
As possibilidades do uso de metodologias ativas no ensino de sexualidade em tempos de pandemia
Rubin, Mariane da Silva Casali (2021) [Tesinas de especialización]Com a chegada da pandemia da Covid-19 no Brasil, necessitou-se adotar a modalidade de ensino remoto emergencial e, assim, os usos das metodologias ativas despontaram como um recurso didático de grande importância no ensino ... -
Recursos educacionais abertos : a produção de podcasts para utilização no ensino remoto de ciências nos anos finais do ensino fundamental
Dessbesell, Mônica Schoefer (2021) [Tesinas de especialización]Recursos Educacionais Abertos (REA) são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa que podem ser disponibilizados através de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para livre utilização e/ou adaptação. ... -
Recursos educacionais abertos : potencialidades de vídeo animações para o componente curricular de Ciências nos anos finais do ensino fundamental
Czedrowski, Raquel Fraga (2021) [Tesinas de especialización]A utilização de REA permite que o usuário os aplique de forma livre e faça compartilhamentos sem solicitação de licença. Além disso, quando autorizado pelo produtor, podem ser modificados, proporcionando inclusive a produção ...