Avaliação da coleção de livros na área de relações humanas da biblioteca da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
Visualizar/abrir
Data
2004Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
As bibliotecas existem para suprir as necessidades de sua comunidade usuária. Para tanto, buscam constantemente elevar a qualidade de suas coleções. Esta avaliação refere-se aos livros da área de relações humanas, que fazem parte da coleção da Biblioteca Maria Helena Casarin da Cunha, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT. Justifica-se pela importância dos assuntos compreendidos na área, que servem como suporte aos instrutores de cursos de treinamento e . desenvolvimento de equip ...
As bibliotecas existem para suprir as necessidades de sua comunidade usuária. Para tanto, buscam constantemente elevar a qualidade de suas coleções. Esta avaliação refere-se aos livros da área de relações humanas, que fazem parte da coleção da Biblioteca Maria Helena Casarin da Cunha, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT. Justifica-se pela importância dos assuntos compreendidos na área, que servem como suporte aos instrutores de cursos de treinamento e . desenvolvimento de equipes de funcionários da Empresa. A metodologia utilizada para diagnosticar a qualidade e cobertura desta parte da coleção corresponde à comparação de suas obras com uma lista básica de títulos, especialmente elaborada e validada por especialistas na área, para atender às necessidades informacionais específicas dos usuários da referida Biblioteca. Conceitos sobre desenvolvimento de coleções, seleção de materiais de informação e avaliação de coleções são abordados e aprofundados neste estudo. ...
Abstract
Libraries exist to supply the needs of their users and there is therefore a need to constantly improve the quality of their collections. This study focused on books in the human relationships collection of the Maria Helena Casarin da Cunha Library of the Brazilian Post Office (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ECT). The study was carried out because of the importance of these books for instructors who use them as a basis for training and team development courses for Post Office worke ...
Libraries exist to supply the needs of their users and there is therefore a need to constantly improve the quality of their collections. This study focused on books in the human relationships collection of the Maria Helena Casarin da Cunha Library of the Brazilian Post Office (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ECT). The study was carried out because of the importance of these books for instructors who use them as a basis for training and team development courses for Post Office workers. The methodology used to diagnose the quality and range of this collection involved the comparison of the books in the collection with a basic list of titles created and validated by human relationship specialists to address the specific informational needs of the users of the library. Concepts concerning the development of collections, information selection and the evaluation of collections are also discussed in this study. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
-
TCC Biblioteconomia (816)
Este item está licenciado na Creative Commons License