O bibliotecário como educador

Visualizar/abrir
Data
2007Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Aborda o tema do bibliotecário no papel de educador e mediador do conhecimento em seus variados níveis. Sugere que este profissional deve estar atento à necessidade de cooperação e interação constante com os usuários. Enfoca também a educação de usuários de bibliotecas públicas e escolares no contexto da sociedade. Objetiva investigar o valor atribuído à faceta de educador do bibliotecário na teoria, por meio de consulta bibliográfica e na prática, por meio de pesquisa às instituições de ensino ...
Aborda o tema do bibliotecário no papel de educador e mediador do conhecimento em seus variados níveis. Sugere que este profissional deve estar atento à necessidade de cooperação e interação constante com os usuários. Enfoca também a educação de usuários de bibliotecas públicas e escolares no contexto da sociedade. Objetiva investigar o valor atribuído à faceta de educador do bibliotecário na teoria, por meio de consulta bibliográfica e na prática, por meio de pesquisa às instituições de ensino que oferecem o Curso de Biblioteconomia no Brasil. Utiliza, como instrumento de coleta de dados, um questionário elaborado a fim de constatar nos cursos a presença de disciplinas que tratem da faceta de educador do bibliotecário. Busca averiguar a importância dada ao assunto pelos cursos, na pessoa de seus coordenadores. Evidencia que o bibliotecário geralmente não é visto pela sociedade como um educador, e que a maioria dos cursos de Biblioteconomia do Brasil não inclui este tema em suas disciplinas, nem o considera relevante. ...
Abstract
Approaches the subject of the librarian at the role of educator and mediator of knowledge on its various levels. Suggests that professional should be intent to the necessity of cooperation and constant interaction with users. Focuses, also, at the education of public libraries’ users and scholars on society’s context. Aims on investigating the value attributed to the aspect of educator of the librarian in theory, by means of bibliographic research and at practice, by means of research in learni ...
Approaches the subject of the librarian at the role of educator and mediator of knowledge on its various levels. Suggests that professional should be intent to the necessity of cooperation and constant interaction with users. Focuses, also, at the education of public libraries’ users and scholars on society’s context. Aims on investigating the value attributed to the aspect of educator of the librarian in theory, by means of bibliographic research and at practice, by means of research in learning institutions that offers the Course of Librarianship in Brazil. Uses, as tool for collecting data, a questionnaire created for finding within courses the presence of disciplines that deals with the aspect of educator of the librarian. Pursues to inquire the relevance given to the subject by courses, centering the responsibility on their coordinators. Evidences that the librarian is not usually seen by society as an educator, and that most Librarianship’s Courses in Brazil don’t include this subject on their disciplines, neither consider it relevant. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
-
TCC Biblioteconomia (832)
Este item está licenciado na Creative Commons License
