Show simple item record

dc.contributor.authorCunha, Susana Rangel Vieira dapt_BR
dc.date.accessioned2015-06-19T02:00:26Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn0102-4698pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117959pt_BR
dc.description.abstractConvivemos com os mais diversos materiais compostos por imagens e textos, no entanto, apesar do convívio secular com os materiais visuais e da participação deles em nossas vidas, nosso olhar, na maioria das vezes, não percebe as diferentes funções e combinações que as imagens assumem nesses materiais. Mesmo não sendo um recurso usual no campo da pesquisa educacional mesclar narrativas verbais e visuais, nota-se uma disposição em utilizar materiais visuais nas investigações como possibilidade metodológica e nos modos de narrar e apresentar os artefatos acadêmicos. Este artigo tem a intenção de realizar um levantamento analítico sobre materiais visuais utilizados em estudos com crianças produzidos por uma linha de pesquisa investigou infâncias, educação infantil e crianças no período de 2008 a 2012. Ancorada em que autores que discutem a visualidade na contemporaneidade, a autora examina os materiais visuais que compõem os artefatos acadêmicos e as funções que eles desempenham.pt_BR
dc.description.abstractWe live in contact on a daily basis with a diversity of visual and textual composed material. Despite the secular familiarity we have with visual materials and their expressive presence in our lives, we often overlook the different roles and combinations that these images assume on these materials. While mingling verbal and visual narratives is not a usual resource in the field of Education research, we have noticed a disposition to use visual materials in the investigative process as methodological possibility as well as a technique to narrate and presenting academic artefacts. This paper aims to perform an analytical survey on visual materials employed on children’s studies conducted by a research line on childhood, children’s education, and children, in the period of 2008 to 2012. Based on authors that discuss visuality in the contemporaneity, this author analyzes the visual materials that comprise the category of academic artefacts and the roles played by them.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação em revista. Belo Horizonte, MG. Vol. 31, n.1 (jan./mar. 2015), p. 181-206pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVisual materialsen
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectResearch on educationen
dc.subjectAcademic artefacten
dc.titleQual o lugar dos materiais visuais na pesquisa em educação?pt_BR
dc.title.alternativeWhat is the place occupied by visual materials in education research? en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000966239pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record