Mapeamento dos fatores críticos de sucesso na gestão do conhecimento : um estudo de caso em uma instituição de ensino superior da Região Metropolitana de Porto Alegre
Visualizar/abrir
Data
2014Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Esta pesquisa intenta-se a avaliar a situação da Instituição ABC, uma Instituição de Ensino Superior da Região Metropolitana de Porto Alegre, sob a ótica dos Fatores Críticos de Sucesso para a Gestão do Conhecimento. Identificou-se essa necessidade ao observar que a GC não está mais restrita às grandes corporações e está invadindo as pequenas e médias empresas (WONG, 2005) e que o segmento educacional está cada vez mais concorrido, ao percebermos as diversas fusões e aquisições ocorrendo no mer ...
Esta pesquisa intenta-se a avaliar a situação da Instituição ABC, uma Instituição de Ensino Superior da Região Metropolitana de Porto Alegre, sob a ótica dos Fatores Críticos de Sucesso para a Gestão do Conhecimento. Identificou-se essa necessidade ao observar que a GC não está mais restrita às grandes corporações e está invadindo as pequenas e médias empresas (WONG, 2005) e que o segmento educacional está cada vez mais concorrido, ao percebermos as diversas fusões e aquisições ocorrendo no mercado. Para isso, o procedimento de coleta buscou, primeiramente, na literatura, os principais Fatores Críticos de Sucesso para a Gestão do Conhecimento, compilando-os em um conjunto de fatores reunidos de vários autores, procedendo em seguida com a coleta através de entrevista em profundidade com gestores e funções-chave dentro da organização e observação participante do pesquisador. Após isso, analisou-se os dados utilizado as técnicas de Análise de Conteúdo e Análise Léxica, buscando compreender a situação de cada um dos Fatores Críticos de Sucesso analisados na organização. Como resultado, foi possível identificar a situação atual da organização, em termos de FCS para a Gestão do Conhecimento, ao analisar dezoito fatores, trazendo pontos e contrapontos em cada um deles. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3140)
Este item está licenciado na Creative Commons License