Conhecimento histórico e diálogo social
dc.contributor.author | Schmidt, Benito Bisso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-05-29T02:01:14Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-0188 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/117325 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este texto foi lido como conferência na abertura do XXVII Simpósio Nacional de História realizado em julho de 2013 na cidade de Natal. Aborda, inicialmente, a partir de alguns exemplos, as diversas formas pelas quais as sociedades contemporâneas lidam com o seu passado. A seguir, trata dos desafios do profissional de História no Brasil na atualidade, especialmente no que diz respeito a seus diálogos com outros grupos sociais, enfatizando três facetas dessas interlocuções nas quais a Anpuh esteve bastante envolvida nos últimos anos: o ensino de História, a relação dos historiadores com as comissões da verdade e a atuação desses profissionais em espaços voltados à preservação, organização e disponibilização ao público do patrimônio histórico. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper was read as the opening conference at the XXVII National History Symposium held in July 2013 in the city of Natal. It discusses initially from a few examples, the various ways in which contemporary societies deal with their past. Then focuses on the challenges of professional historian in Brazil today, especially regarding to its dialogues with other social groups, emphasizing three aspects of these dialogues in which Anpuh has been heavily involved in recent years: the teaching of history, the relationship of historians with truth commissions and the work of these professionals in spaces dedicated to the preservation, organization and public disclosure of historical heritage. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista brasileira de história. São Paulo, SP. Vol. 34, n. 67 (2014), f. 325-345 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Anpuh | en |
dc.subject | Historiador | pt_BR |
dc.subject | Historical profession | en |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Social dialogues | en |
dc.title | Conhecimento histórico e diálogo social | pt_BR |
dc.title.alternative | Historical knowledge and social dialogue | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000965929 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40021)Ciências Humanas (6885)