A objetividade na busca pelo bem supremo : uma característica do bom aluno da Ética Nicomaqueia (EN)
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2014Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
Este artigo busca mostrar como podemos pensar o a priori histórico sob duas perspectivas diferentes. Por um lado, quando Husserl fala de um a priori histórico, ele se refere à tradição – uma forma de afirmar que a história do pensamento é contínua e segue um espírito em comum. Isto implica, ao mesmo tempo, que a tradição, apesar de ser um discurso anterior ao sujeito, depende, claramente, de um sujeito falante, de sua atividade presente, para que ela possa existir. Por outro, na proposta de Fou ...
Este artigo busca mostrar como podemos pensar o a priori histórico sob duas perspectivas diferentes. Por um lado, quando Husserl fala de um a priori histórico, ele se refere à tradição – uma forma de afirmar que a história do pensamento é contínua e segue um espírito em comum. Isto implica, ao mesmo tempo, que a tradição, apesar de ser um discurso anterior ao sujeito, depende, claramente, de um sujeito falante, de sua atividade presente, para que ela possa existir. Por outro, na proposta de Foucault, o a priori histórico é visto a partir daquilo que tornaria possível surgir uma multiplicidade de enunciados numa dada época (arquivo). Portanto, trata-se de uma história que não está pautada na subjetividade, mas no próprio discurso. O que resta destas duas concepções é saber o estatuto das ciências matemática e física: seriam elas um modelo ou uma exceção? ...
Abstract
This paper aims to show how and why the commitment to objectivity is a characteristic of the good student as described in Aristotle's Nicomachean Ethics. Therefore, it attempts to provide at least one justification for the Aristotelian requirement of good habits as a precondition to follow his ethical lessons. As will be seen, such habits are somehow responsible for engendering the commitment to objectivity. Engaging in virtuous activity provides students with experience in what is really livin ...
This paper aims to show how and why the commitment to objectivity is a characteristic of the good student as described in Aristotle's Nicomachean Ethics. Therefore, it attempts to provide at least one justification for the Aristotelian requirement of good habits as a precondition to follow his ethical lessons. As will be seen, such habits are somehow responsible for engendering the commitment to objectivity. Engaging in virtuous activity provides students with experience in what is really living well and thus provides the proper perspective from which they will be able to correctly judge arguments concerning the good life for human beings. ...
In
Filósofos : revista de filosofia. Goiânia, GO. Vol. 19, n. 2 (jul./dez. 2014), f. 195-220
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