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dc.contributor.authorLazzarotto, Alexandre Ramospt_BR
dc.contributor.authorSantos, Vinícius Souza dospt_BR
dc.contributor.authorReichert, Marina Thiarapt_BR
dc.contributor.authorQuevedo, Daniela Müller dept_BR
dc.contributor.authorFossatti, Paulopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Geraldine Alves dospt_BR
dc.contributor.authorCalvetti, Prisla Ükcerpt_BR
dc.contributor.authorSprinz, Eduardopt_BR
dc.date.accessioned2015-05-28T01:59:05Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1809-9823pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117261pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do estudo foi avaliar a eficácia de uma oficina educativa sobre HIV/ aids em um grupo de idosos. A população incluiu 471 indivíduos entre 60 e 91 anos composta principalmente por mulheres (83,1%). Procedeu-se a aplicação e reaplicação de um questionário organizado em cinco domínios, antes e após as oficinas. O teste de McNemar foi utilizado para comparar as respostas pré e pós-oficina (p<0,05) no programa estatístico STATA 12. Dentre os domínios, a maior variação (202,72%) ocorreu no domínio “conceito” sobre a fase assintomática da infecção. No domínio “transmissão”, a variação foi de 168,53% para a transmissão do HIV por picada de mosquito. No domínio “prevenção”, na questão sobre existência do preservativo feminino, a variação foi de 44%. O domínio “vulnerabilidade” indicou 34,93% na questão da aids relacionada a grupos específicos. No domínio “tratamento”, a abordagem da cura para a aids obteve 50,85% de variação. A realização das oficinas demonstrou ser uma intervenção eficaz nos domínios “conceito”, “transmissão”, “prevenção”, “vulnerabilidade” e “tratamento” nos idosos participantes da pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to evaluate the effectiveness of educational workshops instructing about HIV/Aids in a group of elderly. The population included 471 individuals between 60 and 91 years old, mostly women (83.1%). A questionnaire comprising five domains was answered by participants before and after taking the educational workshops. McNemar test was used to assess differences between pre-and post-workshop, through thr software STATA 12 (p<0.05). The greatest variation (202.72%) was observed in the “concept” domain related to the asymptomatic infection phase. Regarding “HIV transmission”, the variation was 168.53%. The domain “prevention” had variation of 44% concerning the existence of female condom. The “vulnerability” domain inquired about Aids association in specific groups, and a difference of 34.93% was observed. In the “treatment” domain, when inquiring about Aids cure, 50.85% variation was observed. The educational workshops were effective for the domains “concept”, “transmission”, “prevention”, “vulnerability” and “treatment” in a group of elderly.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de geriatria e gerontologia = Brazilian journal of geriatrics and gerontology. Vol. 16, n. 4 (2013), p. 833-843pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSíndrome de imunodeficiência adquiridapt_BR
dc.subjectAcquired Immunodeficiency Syndromeen
dc.subjectConsensus development conferences as topicen
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectHIVpt_BR
dc.subjectElderlyen
dc.subjectWorkshopsen
dc.titleOficinas educativas sobre HIV/Aids : uma proposta de intervenção para idosospt_BR
dc.title.alternativeEducative workshops on HIV/Aids : proposing interventions for elderlyen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000950391pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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