Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBuaes, Caroline Stumpfpt_BR
dc.contributor.authorComerlato, Denise Mariapt_BR
dc.contributor.authorDoll, Johannespt_BR
dc.date.accessioned2015-05-23T02:01:31Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn2316-4417pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117040pt_BR
dc.description.abstractEste artigo aborda o processo coletivo de construção de conhecimento a partir de uma pesquisa participante, realizada com mulheres idosas em um contexto popular, da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, cujo objetivo foi problematizar as relações de consumo e o uso do dinheiro. Com base nas ideias pedagógicas de Paulo Freire, que sustentam os princípios da educação popular, são analisadas interações dialógicas produzidas com as mulheres ao longo de 13 encontros e um reencontro do grupo. Os resultados sinalizam a potência das intervenções, com base em metodologias participativas para a construção de novos percursos de reflexão e tomada de decisão financeira. A prática educativa configurou-se como dispositivo de ampliação da autonomia das participantes, na medida em que oportunizou a leitura crítica dos mecanismos que as impulsionam a consumir e das suas práticas de consumo.pt_BR
dc.description.abstractThe present article approaches the collective knowledge-building process unfolded during a participative research with elderly women from a popular region of the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. The research aimed at problematizing consumer relations and the use of money. Based on the pedagogical ideas of Paulo Freire, which sustain the principles of popular education, we analyzed the dialogical interactions produced with the women in the course of 13 meetings and one group reunion. The results indicate the potential of interventions based on participative methodologies for the construction of new paths for financial reflection and decision-making. The educational practice became a device to increase the autonomy of participants as it enabled a critical interpretation of the mechanisms that give them impulse to consumption and their practices of consumption.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista EJA em debate. Florianópolis. Florianópolis. Vol. 3, n. 4 (jul. 2014), p. 111-127.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectElderlyen
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectPopular Educationen
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectConsumption Educationen
dc.subjectFinancial Educationen
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.titleA construção de novas práticas de consumo : uma intervenção pedagógica junto a mulheres idosas na perspectiva da educação popularpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000967712pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples