Alunos bons solucionadores de problemas de física : caracterização a partir da análise de testes de associação de conceitos
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Data
1993Tipo
Outro título
Students who are good problem solvers in physics : caracterization based on the analysis of concept association tests
Resumo
O objetivo deste trabalho foi o de caracterizar, em termos cognitivos, alunos bons solucionadores de problemas de Física em contraposição a alunos maus solucionadores de problemas de Física. Para isso, foi aplicado a um grupo de setenta alunos um teste de associação escrita de conceitos que foi analisado por três instrumentos distintos: uma análise estatística convencional, o escalonamento multidimensional e a análise de agrupamentos hierárquicos. Os resultados obtidos pelos dois primeiros inst ...
O objetivo deste trabalho foi o de caracterizar, em termos cognitivos, alunos bons solucionadores de problemas de Física em contraposição a alunos maus solucionadores de problemas de Física. Para isso, foi aplicado a um grupo de setenta alunos um teste de associação escrita de conceitos que foi analisado por três instrumentos distintos: uma análise estatística convencional, o escalonamento multidimensional e a análise de agrupamentos hierárquicos. Os resultados obtidos pelos dois primeiros instrumentos não mostraram diferença alguma entre os dois grupos, enquanto que a análise de agrupamentos hierárquicos sugere que os alunos bons solucionadores agrupam os conceitos sob forma operacional. ...
Abstract
The objective of this study was to distinguish, from a cognitive point of view, between good and bad problem solvers in physics at introductory college level. In order to do this, a word association test was administered to a group of seventy students. In addition to a traditional statistical analysis, data from this test were submitted to multidimensional scaling and hierarchical clustering analysis. Results from the first two techniques did not show significant differences whereas results fro ...
The objective of this study was to distinguish, from a cognitive point of view, between good and bad problem solvers in physics at introductory college level. In order to do this, a word association test was administered to a group of seventy students. In addition to a traditional statistical analysis, data from this test were submitted to multidimensional scaling and hierarchical clustering analysis. Results from the first two techniques did not show significant differences whereas results from the hierarchical clustering analysis suggest that good problem solvers cluster concepts in an operational way. ...
Contido em
Revista Brasileira de Ensino de Fisica. Sao Paulo. Vol. 15, n. 1/4 (1993), p. 52-60
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