Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRosa, Paulo Ricardo da Silvapt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Marco Antoniopt_BR
dc.contributor.authorBuchweitz, Bernardopt_BR
dc.date.accessioned2015-05-22T02:00:06Zpt_BR
dc.date.issued1993pt_BR
dc.identifier.issn1806-1117pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/116892pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi o de caracterizar, em termos cognitivos, alunos bons solucionadores de problemas de Física em contraposição a alunos maus solucionadores de problemas de Física. Para isso, foi aplicado a um grupo de setenta alunos um teste de associação escrita de conceitos que foi analisado por três instrumentos distintos: uma análise estatística convencional, o escalonamento multidimensional e a análise de agrupamentos hierárquicos. Os resultados obtidos pelos dois primeiros instrumentos não mostraram diferença alguma entre os dois grupos, enquanto que a análise de agrupamentos hierárquicos sugere que os alunos bons solucionadores agrupam os conceitos sob forma operacional.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this study was to distinguish, from a cognitive point of view, between good and bad problem solvers in physics at introductory college level. In order to do this, a word association test was administered to a group of seventy students. In addition to a traditional statistical analysis, data from this test were submitted to multidimensional scaling and hierarchical clustering analysis. Results from the first two techniques did not show significant differences whereas results from the hierarchical clustering analysis suggest that good problem solvers cluster concepts in an operational way.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Ensino de Fisica. Sao Paulo. Vol. 15, n. 1/4 (1993), p. 52-60pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFísica geralpt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleAlunos bons solucionadores de problemas de física : caracterização a partir da análise de testes de associação de conceitospt_BR
dc.title.alternativeStudents who are good problem solvers in physics : caracterization based on the analysis of concept association testsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000220106pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples