Alunos bons solucionadores de problemas de fisica : caracterizacao a partir de um questionario para analise de entrevistas
Visualizar/abrir
Data
1992Tipo
Outro título
Students who are good problem solvers in physics : caracterization based on an interview analysis questionnaire
Resumo
Este trabalho está relacionado com as formas de resolver problemas de Física dos estudantes. Foram comparados dois grupos, um de bons e outro de maus solucionadores de problemas. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas gravadas, nas quais estudantes de graduação que cursavam disciplinas de Física Geral foram solicitados a relatar o procedimento que haviam adotado ao resolver cada problema das suas provas. A análise das entrevistas consistiu da obtenção de respostas para questões específi ...
Este trabalho está relacionado com as formas de resolver problemas de Física dos estudantes. Foram comparados dois grupos, um de bons e outro de maus solucionadores de problemas. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas gravadas, nas quais estudantes de graduação que cursavam disciplinas de Física Geral foram solicitados a relatar o procedimento que haviam adotado ao resolver cada problema das suas provas. A análise das entrevistas consistiu da obtenção de respostas para questões específicas. Os resultados mostraram algumas diferenças significativas entre os procedimentos dos dois grupos, particularmente em termos de interpretação do problema, planejamento da solução, obtenção da resposta e explicação do processo de resolvê-lo. ...
Abstract
This study is concerned with students' ways of solving physics problems. Two groups of students, one of high and another of low achievement in problem-solving, were compared. The data were gathered through taped interviews in which undergraduates taking introductory physics were asked to describe how they had proceeded in solving each problem of their exams. The analysis of the interviews consisted of obtaining answers to specific questions. The results showed some significant differences betwe ...
This study is concerned with students' ways of solving physics problems. Two groups of students, one of high and another of low achievement in problem-solving, were compared. The data were gathered through taped interviews in which undergraduates taking introductory physics were asked to describe how they had proceeded in solving each problem of their exams. The analysis of the interviews consisted of obtaining answers to specific questions. The results showed some significant differences between the procedures of the two groups, particularly in terms of interpreting a problem, designing a solution, accomplishing an answer, and explaining the process of solving it. ...
Contido em
Revista brasileira de ensino de física. Vol. 14, n. 2 (ago. 1992), p. 94-100
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (41081)Ciências Exatas e da Terra (6207)
Este item está licenciado na Creative Commons License