A economia criativa e o design : uma análise do desenvolvimento e das potencialidades deste na cadeia produtiva da economia brasileira

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Data
2014Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho pretende mostrar como o design, na cadeia produtiva brasileira, como ferramenta industrial, pode prover a economia brasileira de um crescimento em termos de capacitação humana e competitividade econômica perante o mercado interno e externo. Verifica os conceitos da Economia da Cultura, através dos conceitos da Economia da Criatividade e da Economia do Design, dando ênfase especial na formação de aglomerações e clusters criativos relacionados ao setor do design. Analisa as external ...
Este trabalho pretende mostrar como o design, na cadeia produtiva brasileira, como ferramenta industrial, pode prover a economia brasileira de um crescimento em termos de capacitação humana e competitividade econômica perante o mercado interno e externo. Verifica os conceitos da Economia da Cultura, através dos conceitos da Economia da Criatividade e da Economia do Design, dando ênfase especial na formação de aglomerações e clusters criativos relacionados ao setor do design. Analisa as externalidades positivas geradas pelos respectivos clusters de design. Avalia o momento atual do design brasileiro e apresenta uma relação de projetos e órgãos públicos que fomentam o design na cadeia produtiva com o intuito de gerar competitividade a mesma diante o mercado internacional. Por fim, o interesse deste trabalho reside em mostrar os mecanismos de atuação do governo brasileiro, através de incentivos ao setor do design, que podem resultar em desenvolvimento econômico e geração de bem-estar para esta e futuras gerações. ...
Abstract
This study intends to demonstrate how the design in the Brazilian productive chain, as an industrial tool, can supply the Brazilian economy of growth in terms of human capabilities and economic competitiveness in the domestic and foreign market. It verifies the concepts of cultural economics through the concepts of creative economy and economy of design, with special emphasis on the formation of agglomerations and clusters related to creative design industry. It analyzes the positive externalit ...
This study intends to demonstrate how the design in the Brazilian productive chain, as an industrial tool, can supply the Brazilian economy of growth in terms of human capabilities and economic competitiveness in the domestic and foreign market. It verifies the concepts of cultural economics through the concepts of creative economy and economy of design, with special emphasis on the formation of agglomerations and clusters related to creative design industry. It analyzes the positive externalities produced by these design clusters. It evaluates the current situation of Brazilian design and presents some projects and public agencies that promote design in the production chain in order to generate competitiveness against international market. Finally, its interest consists in show the Brazilian government action mechanisms by encouraging the design industry that can result in economic development and creation of welfare for this and future generations. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Coleções
-
TCC Ciências Econômicas (1370)
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