As relações e interações entre os bolsistas do PET/Saúde e entre os profissionais do CEREST/PoA : um relato de experiência
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Date
2014Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este é um relato de experiência baseado nas observações acerca das interações entre os profissionais do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Porto Alegre (CEREST Regional/POA) e entre os PETianos do projeto PET/Rede Pessoas com Deficiências (PcDs). As interações profissionais no campo da saúde são amplamente discutidas na atualidade sob a ótica de alguns conceitos epistemológicos, tais como a disciplinaridade, multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinarid ...
Este é um relato de experiência baseado nas observações acerca das interações entre os profissionais do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Porto Alegre (CEREST Regional/POA) e entre os PETianos do projeto PET/Rede Pessoas com Deficiências (PcDs). As interações profissionais no campo da saúde são amplamente discutidas na atualidade sob a ótica de alguns conceitos epistemológicos, tais como a disciplinaridade, multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. No entanto este relato está centrado na comparação entre apenas dois dos conceitos: A Multidisciplinaridade, esta abrangendo todas as interações onde exista mais de uma disciplina/profissional atuando em conjunto, em prol de um objetivo (limitadas pela área de atuação) e a Transdisciplinaridade representando todas as interações onde, além do convívio e troca de experiência entre profissionais/alunos de diversas áreas, exista uma transposição de ideias e ações que ultrapassam os limites de suas áreas de atuação. Sendo assim, este relato teve por objetivo abordar estas relações, descrevendo-as com apoio dos diários de campo feitos durante minha passagem pelo PET e dialogando com os autores pesquisados. Como resultado desta minha vivência pude averiguar pouca relação de transdisciplinaridade e, quando observada, era apenas em casos isolados de atitudes de um único profissional (no caso do CEREST) e de poucos PETianos. Já a multidisciplinaridade foi observada desde o início principalmente por sua característica de limitação de área, ou seja, o profissional do CEREST agia de acordo com a sua especificidade e os alunos do PET de acordo com sua formação acadêmica. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado.
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