A construção das relações estagiários-estudantes no estágio de docência em educação física no ensino fundamental da UFRGS em uma escola estadual de Porto Alegre/RS
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Data
2014Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente estudo tem por objetivo compreender como são construídas as relações dos estagiários e estudantes durante o Estágio de Docência em Educação Física no Ensino Fundamental da ESEF-UFRGS em uma escola da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul localizada em Porto Alegre. Apesar do período curto em que se desenvolve o estágio (duração aproximadamente de três meses), é necessário compreender como se desenvolvem as relações entre os estagiários e estudantes tendo em vistas que elas con ...
O presente estudo tem por objetivo compreender como são construídas as relações dos estagiários e estudantes durante o Estágio de Docência em Educação Física no Ensino Fundamental da ESEF-UFRGS em uma escola da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul localizada em Porto Alegre. Apesar do período curto em que se desenvolve o estágio (duração aproximadamente de três meses), é necessário compreender como se desenvolvem as relações entre os estagiários e estudantes tendo em vistas que elas contribuem com o processo de ensino-aprendizagem. São nos momentos de estágios que os estagiários precisam estabelecer diversas relações para que construam aprendizagens significativas ou não, para sua futura atuação docente. Trata-se de um estudo descritivo e de natureza qualitativa, realizado através de observações e entrevistas semiestruturadas com três estagiários. A partir da análise das informações pude entender que devido à singularidade de cada sujeito, os três estagiários constroem práticas e estratégias distintas ao realizar seu estágio, para a construção do vínculo com suas turmas. Um deles construiu uma relação através do diálogo e da aproximação, mas com bastante cobrança das combinações feitas com a turma. Outro colaborador adotou uma postura mais autoritária, pois ao se deparar com situações de conflitos e resistência, por parte dos estudantes, restringiu o diálogo com a turma na tentativa de manter o controle. O terceiro colaborador buscou uma aproximação física e afetiva com a turma, o que tem lhe implicado um sentimento ambíguo, quando precisa agir de forma mais rígida. ...
Resumen
Este estudio tiene como objetivo comprender cómo las relaciones se construyen los aprendiz y estudiantes durante el estagio de la Enseñanza en la Educación Física en Educación Primaria de esef-UFRGS en una escuela estado de enseñanza de Río Grande do Sul en Porto Alegre. A pesar del corto período en que se desarrolla la etapa (teniendo duración alrededor de três meses, es necesario entender la forma de desarrollar las relaciones entre pasantes y los estudiantes que toman puntos de vista que con ...
Este estudio tiene como objetivo comprender cómo las relaciones se construyen los aprendiz y estudiantes durante el estagio de la Enseñanza en la Educación Física en Educación Primaria de esef-UFRGS en una escuela estado de enseñanza de Río Grande do Sul en Porto Alegre. A pesar del corto período en que se desarrolla la etapa (teniendo duración alrededor de três meses, es necesario entender la forma de desarrollar las relaciones entre pasantes y los estudiantes que toman puntos de vista que contribuyan al proceso de enseñanza y aprendizaje. Son los momentos de las etapas que los aprendices necesitan para establecer varias relaciones que construyen el aprendizaje significativo o no, para su futura práctica docente. Es un estudio descriptivo y cualitativo, realizado a través de observaciones y entrevistas semi-estructuradas con tres aprendices. Del análisis de la información que encontré que, debido a la singularidad de cada sujeto, tres aprendices construir prácticas y diferentes estrategias para realizar su pasantía, para construir el vínculo con sus clases. Uno de ellos construyeron una relación a través del diálogo y el enfoque, pero con bastante la colección de partidos realizados con la clase. Otro contribuyente ha adoptado una postura más autoritaria, porque cuando se enfrentan a situaciones de conflicto y resistencia por parte de los estudiantes, restringido el diálogo con la clase en un intento de mantener el control. El tercer desarrollador buscó una aproximación física y afectiva a la clase, lo que le ha implicado un sentimiento ambiguo, cuando se necesita actuar de forma más rígida. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Coleções
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TCC Educação Física (1266)
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