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dc.contributor.advisorGarcia, Sandro Ruduitpt_BR
dc.contributor.authorFreitas, Gabriela Ramão dept_BR
dc.date.accessioned2015-05-08T01:58:47Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115941pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia, objetivando a obtenção do título de Bacharela em Ciências Sociais, tem como temática de pesquisa a Indústria Criativa dos Jogos Digitais. Neste aspecto, o objeto de pesquisa sociológica é a criação dos jogos, com enfoque a seus criadores. Foi analisado os mapeamentos realizados pelo GEDIGames / USP publicados em 2014, onde demonstra-se como os agentes criativos se interlaçam para executar a tarefa de criação de um jogo digital. Essa monografia também traz para a discussão o jogo digital como objeto de análise sociológica, indo ao encontro da abordagem e dos estudos da sociologia britânica sobre jogos e o seu impacto sobre a real life. Por fim, será abordado, de maneira parcial, o impacto da internet, somado aos fóruns de discussão sobre jogos que a necessitam para poderem ser jogados, abordando o impacto da globalização sobre a ótica da internet.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph, proposing to obtain a degree of Baccalaureate of Social Sciences, will have as its theme the Creative Industries Research of Digital Games. In this aspect, the sociological research object is the creation of games focused on their creators. We intend to analyze the mapping of Grupo de Estudos e Desenvolvimento da Indústria dos Games (GEDIGames) group / Universidade de São Paulo (USP), published in 2014, seeking to show how the creative agents intertwine to perform this task. This monograph also brings into discussion the digital game as an object of sociological analysis to meet the approach and the study of British sociology on games and their impact on real life. Finally, we will partially broach the impact of the internet on games which need it to be played added to game discussion forums, also broaching the impact of globalization at the internet optic.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDigital gameen
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectCreative industryen
dc.subjectVideogamespt_BR
dc.subjectGEDIGamesen
dc.subjectIndústria criativapt_BR
dc.subjectGlobalizationen
dc.subjectGlobalizaçãopt_BR
dc.titleA indústria criativa dos jogos digitais : uma abordagem sociológicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000954472pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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