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dc.contributor.authorCardoso, Yandra Mesquita Pereirapt_BR
dc.contributor.authorPuerari, Vera Reginapt_BR
dc.contributor.authorFreitas, Christiane Nunes dept_BR
dc.contributor.authorZimmer, Danielapt_BR
dc.contributor.authorBonamigo, Andrea Wanderpt_BR
dc.contributor.authorReis, Roberta Alvarengapt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Maria Inês Dornelles da Costapt_BR
dc.date.accessioned2015-05-06T01:58:29Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1982-0216pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115897pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: descrever os resultados do estudo piloto realizado para orientar o processo de implementação da triagem auditiva escolar, no Município de Porto Alegre. Métodos: foram aplicados 134 protocolos em crianças de seis a oito anos de idade de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Porto Alegre. Os resultados apresentados no protocolo de triagem eram: medida do Nível de Pressão Sonora no ambiente, durante a realização da triagem audiométrica; resposta à triagem audiométrica em 20 dB nas frequências de 1000Hz, 2000Hz e 4000Hz, em ambas as orelhas; Medidas de Imitância Acústica: curva timpanométrica e reflexos acústicos ipsilaterais nas frequências de 500Hz, 1000Hz, 2000Hz e 4000Hz, em 100 dB nas duas orelhas, utilizando o critério passa-falha. Resultados: em relação ao sexo, 50,75% eram meninos. A idade média foi 6,86 anos (± 0.46). Na triagem audiométrica a grande maioria das crianças passou e a curva timpanométrica mais encontrada foi a Tipo A (51,7%), seguida da Tipo C (24,1%) na orelha direita, e na orelha esquerda 55,7% eram Tipo A e 21,6% Tipo C. O ruído ambiental manteve-se abaixo de 50 dBNA em 90,5%. Conclusão: a maioria das crianças que falharam na TAE tinha seis anos de idade. A curva timpanométrica mais prevalente foi do Tipo A, seguida do Tipo C. Não se observou diferenças estatisticamente significantes ao comparar as orelhas testadas e os sexos.pt_BR
dc.description.abstractPurpose: to describe the results of the pilot study to guide the process of implementation of school auditory screening in the city of Porto Alegre. Methods: 134 protocols of children among six and eight years old, attending classes in an Elementary City School of Porto Alegre. The results were: screening audiometric frequencies of 1000 Hz, 2000 Hz and 4000 Hz in both ears; measurement of sound pressure levels in the environment during the audiometric screening; response to audiometric screening at 20 dB at 1000 Hz, 2000 Hz and 4000 Hz in both ears; acoustic immitance, containing tympanometric curve and ipsilateral phonics repercussion in the frequencies of 500Hz, 1000Hz, 2000Hzand 4000Hz, in left and right ears. Results: in respect to gender, 50.75% were boys and 49,25% were girls. The average age of children was 6,86 years (± 0.46). Most children did well in audiometric screening. The most common tympanometric curve was Type A (51.72%), followed by Type C (24.14%) in the right ear. In the left ear, 55.68% was Type A and 21.59%, Type C. Environmental noise remained below 50dBNA (90.53%). At the conclusion of the screening we could notice that there was a difference statistically significant among 7-8year-old children, who did well. Conclusion: most children who failed the school auditory screening was six years old. The tympanogram was the most prevalent type A. No statistically significant differences were observed when comparing the tested ears and gender.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista CEFAC. São Paulo. Vol. 16, n. 6 (nov./dez. 2014), p. 1878-1887pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHearing lossen
dc.subjectTriagempt_BR
dc.subjectHearingen
dc.subjectPerda auditivapt_BR
dc.subjectAudiçãopt_BR
dc.subjectTriageen
dc.subjectSchoolsen
dc.subjectPrimary preventionen
dc.titleTriagem auditiva escolar no município de Porto Alegre : resultados do estudo pilotopt_BR
dc.title.alternativeSchool hearing screening in the city of Porto Alegre : results of the pilot studyen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000954955pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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