Sobre a experiência na prática metodológica de ensino das Ciências Sociais
Visualizar/abrir
Data
2014Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo central protagonizar o conceito de Experiência na prática metodológica das Ciências Sociais no Ensino Médio destacando a importância da subjetividade e do engajamento do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Esta iniciativa se justifica na escolha de práticas que não estejam somente alinhadas com os princípios epistemológicos caros às Ciências Sociais, mas que também contemplem uma perspectiva interdisciplinar de trabalho e estejam comprometidas com a p ...
O presente trabalho tem como objetivo central protagonizar o conceito de Experiência na prática metodológica das Ciências Sociais no Ensino Médio destacando a importância da subjetividade e do engajamento do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Esta iniciativa se justifica na escolha de práticas que não estejam somente alinhadas com os princípios epistemológicos caros às Ciências Sociais, mas que também contemplem uma perspectiva interdisciplinar de trabalho e estejam comprometidas com a promoção dos indivíduos em uma aprendizagem significativa ao seu cotidiano. Realizando um entrecruzamento das contribuições teóricas de autores que se dedicaram ao assunto nas áreas da Filosofia, da Sociologia, da Antropologia e do Teatro, e ainda, na experiência que obtive nas práticas de iniciação à docência como bolsista do PIBID – CS/UFRGS, este estudo revela a Experiência como um importante agente na significação de conteúdos; e no que diz respeito às Ciências Sociais, organiza o conhecimento dando relevância as ações dos indivíduos em relação às dinâmicas sociais. A Experiência é ressaltada neste trabalho por sua capacidade de ampliar a identidade dos sujeitos, seu conhecimento, sua sensibilidade, e sua condição no mundo, pois é no exercício da “experiência de si”, que o aluno tem a oportunidade de situar o seu aprendizado e se reconhecer em uma nova realidade de maneira crítica e potencialmente transformadora. ...
Abstract
This work is mainly aimed to boost the concept of Experience in methodological practice of Social Sciences in High School highlighting the importance of subjectivity and student engagement in the Teaching-Learning process. This initiative is justified by choosing practices which are not only aligned with the epistemological principles related to Social Sciences, but that also consider an interdisciplinary perspective of work and are committed to the promotion of individuals in a meaningful lear ...
This work is mainly aimed to boost the concept of Experience in methodological practice of Social Sciences in High School highlighting the importance of subjectivity and student engagement in the Teaching-Learning process. This initiative is justified by choosing practices which are not only aligned with the epistemological principles related to Social Sciences, but that also consider an interdisciplinary perspective of work and are committed to the promotion of individuals in a meaningful learning in their daily lives. Conducting an intertwinement of theoretical contributions of authors who have dedicated themselves to the subject in the fields of Philosophy of Education, Sociology, Anthropology and Theater, and in the experience obtained as a scholarship student at the PIBID- Social Sciences/UFRGS, this study reveals Experience as an important agent in the signification of contents. In regard to Social Sciences, it organizes the knowledge giving relevance to the actions of individuals in relation to social dynamics. Experience is highlighted in this work for its ability to expand the identity of the subject, his knowledge, his sensitivity, and his condition in the world, because it is through the exercise of "self-experience" that the student has the opportunity to situate his learning and recognize himself in a new reality in a critical and potentially transformative way. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Sociais (764)
Este item está licenciado na Creative Commons License