Intervenções de resistência : o colectivo acciones de arte (CADA) na ditadura de Pinochet
Visualizar/abrir
Data
2014Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O trabalho investiga a produção de arte chilena após o Golpe Militar de 1973, buscando compreender a trajetória do Colectivo Acciones de Arte (CADA) e suas propostas em meio ao contexto ditatorial. Caracterizados pela ocupação dos espaços urbanos, seus trabalhos representam potencialidades de conscientização ao tomarem as ruas de Santiago como suporte artístico, ao mesmo tempo em que esse espaço era vigiado pelo aparato repressivo. As quatro intervenções tratadas nesta pesquisa são: Para no mor ...
O trabalho investiga a produção de arte chilena após o Golpe Militar de 1973, buscando compreender a trajetória do Colectivo Acciones de Arte (CADA) e suas propostas em meio ao contexto ditatorial. Caracterizados pela ocupação dos espaços urbanos, seus trabalhos representam potencialidades de conscientização ao tomarem as ruas de Santiago como suporte artístico, ao mesmo tempo em que esse espaço era vigiado pelo aparato repressivo. As quatro intervenções tratadas nesta pesquisa são: Para no morir de hambre en el arte (1979), Inversión de Escena (1979), NO + (1983) e Viuda (1985). Consultamos acervos iconográficos e editamos as imagens localizadas em arquivos pessoais e públicos, relacionando-as criticamente à luz das circunstâncias sócio-políticas chilenas. ...
Abstract
The work investigates the production of Chilean art after the military coup of 1973, seeking to understand the trajectory of the Colectivo Acciones de Arte (CADA) and its proposals amid the dictatorial context. Characterized by the occupation of urban spaces, his works represent awareness capabilities to take the streets of Santiago as artistic support, at the same time that this space was watched by the repressive apparatus. The four interventions treated in this research are: Para no morir de ...
The work investigates the production of Chilean art after the military coup of 1973, seeking to understand the trajectory of the Colectivo Acciones de Arte (CADA) and its proposals amid the dictatorial context. Characterized by the occupation of urban spaces, his works represent awareness capabilities to take the streets of Santiago as artistic support, at the same time that this space was watched by the repressive apparatus. The four interventions treated in this research are: Para no morir de hambre en el arte (1979), Inversión de Escena (1979), NO + (1983) e Viuda (1985). Consult iconographic collections and edit the images located in personal and public files, relating them critically in the light of the socio-political circumstances in Chile. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de História: Licenciatura.
Coleções
-
TCC História (789)
Este item está licenciado na Creative Commons License