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dc.contributor.advisorBulla, Gabriela da Silvapt_BR
dc.contributor.authorWink, Caroline Ozóriopt_BR
dc.date.accessioned2015-04-30T01:59:12Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115699pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa investiga como os membros de uma comunidade escolar compreendem a sexualidade e em que espaços, eventos e atividades se orientam espontaneamente para essa questão. Desse modo, objetiva-se (1) perceber qual o lugar ocupado pela sexualidade na escola e (2) analisar as diferentes identidades sexuais construídas no cotidiano escolar. Para tanto, foram gerados dados de cunho etnográfico através do trabalho de campo em uma escola estadual de Porto Alegre (RS), o que envolveu a observação participante de atividades escolares rotineiras, bem como a leitura do Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição. A análise dos dados demonstra como os participantes negociam identidades sexuais no cotidiano da escola; assumindo, reconfigurando ou contestando as visões hegemônicas socio-historicamente produzidas. Observou-se que a sexualidade é vivenciada, trabalhada ou destacada pelos participantes nas ações sociais em que estão envolvidos, embora o PPP estabeleça uma separação entre a escola e as expressões sexuais dos alunos. Em suma, o estudo possibilita uma reflexão acerca do papel que a escolarização apresenta na construção das identidades sexuais dos estudantes e na (re)produção de discursos normativos sobre a sexualidade humana. Além disso, configura-se como um convite para que os professores de Língua Portuguesa e Literatura olhem juntos para a construção escolar da sexualidade, percebendo-se como sujeitos implicados nesse processo.pt_BR
dc.description.abstractThis paper investigates how the members of a school community understand sexuality and in which spaces, events and activities they spontaneously turn to this issue. Thereby, the objectives are (1) perceive which the place of sexuality in school is and (2) analyse the different sexual identities constructed in school routine. For that, data of ethnographic nature was generated through field work at a state school in Porto Alegre (RS), this involved participant observation of daily school activities, as well as reading the political pedagogical project (PPP) of the institution. The data analysis shows how participants negotiate sexual identities in the school routine; assuming, resetting or challenging the socio-historically constructed hegemonic views. Although the PPP establishes a separation between the school and the sexual expressions of its students, it was observed that sexuality is lived, worked or highlighted by participants in the social actions in which they are involved. In sum, this study allows a reflection on the role that schooling has in the construction of students sexual identity and in the (re)production of normative discourses about human sexuality. Also, this paper appears as an invitation for the Portuguese and Literature teachers to observe together the school construction of sexuality, perceiving themselves as subjects involved in this process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSexualityen
dc.subjectComunidade escolarpt_BR
dc.subjectSchoolingen
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectIdentitiesen
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectIdentidade sexualpt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleSexualidade e escolarização : um estudo de cunho etnográfico em uma escola estadual de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000955984pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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