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dc.contributor.advisorGarcez, Pedro de Moraespt_BR
dc.contributor.authorStein, Fabíolapt_BR
dc.date.accessioned2015-04-30T01:59:11Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115696pt_BR
dc.description.abstractEste é um trabalho de cunho etnográfico, orientado pela perspectiva interpretativa, que busca compreender como projetos de aprendizagem são concebidos e executados como uma proposta educacional em uma escola pública municipal de Porto Alegre. Ao longo de nove semanas foi realizada a observação participante de diversos eventos na escola, principalmente aulas de Língua Portuguesa e reuniões pedagógicas, além de entrevistas, registros fotográficos e coleta de documentos. Privilegiando a perspectiva dos participantes e os significados locais de suas ações, se acompanhou a turma C34 no desenvolvimento de um projeto intitulado “Ditadura: acabou?”. O foco sobre a participação no projeto de aprendizagem foi delimitado, entendendo “participação” como um conceito analítico, como "fazer parte de algo” ao agir em uma interação social, olhando para como os participantes estão ativamente envolvidos no processo de construção do contexto (Goodwin, 1999). Também, parte-se da compreensão de que participação e aprendizagem não podem ser vistos um sem o outro (Schulz, 2007), pois a construção de conhecimentos se caracteriza por trabalho interacional intenso e engajamento público de vários participantes na fala-em-interação (Garcez, Frank & Kanitz, 2012). Com a apresentação de notas de diário de campo, vinhetas narrativas, trechos de entrevistas e textos produzidos pelos participantes, é possível analisar a participação para a construção do planejamento didático; a participação para a construção de conhecimentos em sala de aula; e a participação em esferas públicas sociais para ampliar as oportunidades de aprendizagem. A análise evidencia que o planejamento didático do projeto “Ditadura: acabou?” contou com a participação de toda a comunidade escolar, foi um trabalho coletivo e continuamente construído. Também, é demonstrado que participar de um projeto de aprendizagem envolve construir conhecimentos significativos para alcançar objetivos compartilhados de aprendizagem e que as sequências de atividades realizadas em sala de aula é em parte movida pelas oportunidades de participação em esferas públicas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectProjetos educacionaispt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleParticipação em projetos de aprendizagem em uma escola pública municipal de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000955382pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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