Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNaujorks, Jane da Costapt_BR
dc.contributor.authorMaciel, Fernanda Dornellespt_BR
dc.date.accessioned2015-04-30T01:59:10Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115691pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo discutir de que forma a reescrita de textos dos alunos pode configurar-se como um processo real de ensino e aprendizagem. Entende-se que, através dela, o aluno pode tornar-se sujeito e autor, enquanto o professor pode abandonar o lugar de corretor para assumir-se leitor e interlocutor autêntico daquilo que é produzido em sala de aula. Para que essa discussão fosse possível, buscou-se através deste trabalho entender o papel histórico da escrita, analisando quando e por que ela adquiriu importância para a humanidade ao longo dos séculos e, posteriormente, identificar quando e por que razões, hoje, escreve-se fora do contexto escolar, bem como analisar de que forma a escrita é tratada nas aulas de Língua Portuguesa e com que finalidade é utilizada dentro da escola. A partir disso, percebeu-se que a escrita que ocorre na escola tem como único objetivo a avaliação por parte do professor e que a mesma é baseada em critérios como a adequação dos textos à gramática normativa/prescritiva, que não valorizam a produção autoral dos alunos. Sendo assim, busca-se, também, com este trabalho, apresentar como alternativa o uso dos bilhetes orientadores, para que haja maior interação entre professor e aluno, como leitor e autor.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims on discussing in which way rewriting students texts can become a real process of teaching and learning. It is understood that by rewriting students will become subjects and authors, while the teacher can cease to be a corrector in order to assume the role of the reader and authentic interlocutor of what is produced in the classroom. In order to make this discussion possible, we sought through this work to understand the historical role of writing, analyzing when and why it became important for humanity over the centuries and identify when and for what reasons, today, people write outside the school context and analyze in which way writing is treated in Portuguese classes and for what purpose it is used within the school. Through this work, it was possible to perceive that the writing which occurs in the school has as only purpose evaluation by the teacher and this evaluation is based on criteria such as the adequacy of the texts to normative/prescriptive grammar, which does not value authorial production of students. Therefore, we seek with this work to introduce as an alternative the use of the guiding notes that will promote greater interaction between teacher and student, as a reader and author.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.subjectAuthorshipen
dc.subjectRewritingen
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleEscrita e reescrita : caminhos para a autoria e para o aprendizadopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000956347pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples