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dc.contributor.authorMarcello, Fabiana de Amorimpt_BR
dc.contributor.authorFischer, Rosa Maria Buenopt_BR
dc.date.accessioned2015-04-15T01:58:08Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn0103-7307pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115333pt_BR
dc.description.abstractTomando como ponto de partida alguns temas básicos da Educação (tais como as relações entre saber e conhecimento, teoria e prática, entre outros), propomos, neste artigo, analisar as relações entre sujeito e verdade, mediadas pelas práticas de si. Incialmente, tal discussão é tomada a partir do conceito de cuidado de si, em sua dimensão ontológica – dimensão que coloca em jogo sujeito e saber e que nos possibilita problematizar a noção de sujeito do conhecimento. Em seguida, discutimos a relação entre sujeito e verdade, a partir da prática da parresía, da “fala franca”, como conceito operador de uma pragmática do discurso – inseparável da ação e do pensamento. Ao tomarmos tais conceitos – cuidado de si, parresía – como chaves de leitura da obra de Foucault, assumimos a profunda alteração que tais discussões instauram e o quanto elas nos permitem pensar, de outras formas, temas da Educação e, para além dela, a nós mesmos.pt_BR
dc.description.abstractBy taking some basic topics in education as a starting point (such as relationships between lore and knowledge, theory and practice, among others) we have attempted to analyze in this paper the relationships between subject and truth mediated by the notion of practices of the self. Initially, the discussion has considered the concept of care of the self in its ontological dimension, which involves both subject and lore and enables the problematization of the notion of the subject of knowledge. We have discussed the relationship between subject and truth by addressing the practice of parrhesia, or “fearless speech”, as a concept that operates a pragmatics of discourse, which is inseparable from action and thought. By taking such concepts – care of the self, parrhesia – as keys to reading Foucault’s works, we have assumed the deep alteration that such discussions introduce in his work and how much they enable us to think differently about educational topics and, beyond that, to think about ourselves.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPro-posições. Campinas, SP. Vol. 25, n. 2 (maio/ago. 2014), p. 157-175pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPractices of the selfen
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectSujeitopt_BR
dc.subjectVerdadept_BR
dc.titleCuidar de si, dizer a verdade : arte, pensamento e ética do sujeitopt_BR
dc.title.alternativeCare of the self, truth-telling : art, thought and ethics of the subjecten
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000941246pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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