Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCattani, Icleia Maria Borsapt_BR
dc.contributor.authorDuzzo, Flávia De Limapt_BR
dc.date.accessioned2015-04-11T02:00:59Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115177pt_BR
dc.description.abstractA temática das ausências no desenho foi pesquisada neste estudo com a pretensão de verificar se elas o comporiam do mesmo modo que as áreas quando recebem inscrições repetitivas ou intervenções sequenciais. Investigou-se, também, em que medida a ação de apagar pode ser considerada como investimento na construção cfo trabalho. Referendada na minha produção, aprofundei as instâncias: áreas de não desenho, áreas de apagamento e áreas de desgaste de inscrições. Pelos preceitos da Poiética na abordagem de René Passeron e pelos aportes da teoria da Formatividade de Luigi Pareyson, desenvolvi a análise da fatura desses trabalhos que resultam de ações repetitivas e automatizadas, considerando-se aspectos como: manualidade, os tipos de gestos, a escolha dos materiais e a passagem do tempo. As teorias apresentadas pelos filósofos Flusser e Focillon sobre os gestos, bem como os conceitos de Gilles Deleuze sobre diferença e repetição são aprofundados na pesquisa. As lacunas, as retiradas de matéria e os borrados que acontecem nos desenhos afetam o corpo do suporte. Em relação a este tema, Jacques Derrida apresenta reflexões importantes referentes à presença do suporte em trabalhos de pintura, de desenho e na escrita. São importantes para este estudo os referenciais de Roland Barthes, quando utiliza o termo acontecimento ao analisar a relação do artista e a obra que está concebendo, como uma cena em que algo se sucede. Procurou-se, através do cruzamento dos aportes teóricos referidos, obter um instrumento de análise para pensar a ausência no desenho como uma instância possível.pt_BR
dc.description.abstractThis study investigates the issue of the absent in drawing. lt was intended to verify if the absence in drawing would compose it in the same way that an area that receives repetitive entries ar sequential interventions. lt investigates to which extent the acting of erasing can be considerate as an investment in the construction of a work. Referenced in my production I deepen the instances: non drawing areas, erasing areas and wear areas of inscription. From poetic's percept in René Passeron's approach and by the contribution of Formativity Theory from Luigi Pareyson, I developed an analysis of my work's production that result from repetitive and automated actions considering aspects as: manual activity the types of gestures, the choice of material and the passage of time, the material choice and the time passage. The theories presented by the philosophers Flusser and Focillon about gestures, as well as Gilles Deleuze's concepts on difference and repetition are referenced in the research. The gaps, the withdraw of matter and the blurred that happen in the drawings affect the body's support. Relating to this topic, Jacques Derrida presents important insights regarding the presence of support in painting, drawing and writing. The references to Roland Barthes are important for this study when using the term event to analyze the relationship of the artist and the work that is conceived as a scene in where something ensues. This work searches through the intersection of theoretical contributions mentioned, to obtain an analytical tool to think about the absence in the drawing as a possible instance.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDrawingen
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectErasingen
dc.subjectApagamento : Artept_BR
dc.subjectAbsencesen
dc.subjectAusência (Arte)pt_BR
dc.subjectManual activityen
dc.subjectManualidade : Artept_BR
dc.subjectNon drawing areasen
dc.subjectDesgastept_BR
dc.titleAusências no desenho : áreas de não desenho, apagamento e desgastept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000956581pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples