Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSantos, Leonardo Pinto dospt_BR
dc.contributor.authorMenezes, Victória Sabbadopt_BR
dc.contributor.authorCostella, Roselane Zordanpt_BR
dc.date.accessioned2015-04-08T01:58:46Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn2317-2983pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115037pt_BR
dc.description.abstractO seguinte trabalho parte da ideia de dar ao aluno a possibilidade de ser autor e ator dentro do processo de aprendizagem a partir de uma “Geografia do custo zero”. As práticas “um minuto” e “viajando no mapa-múndi”, baseadas nas pesquisas de Castrogiovanni (2012) e Kaercher (2007), e ainda o “abc dos países” foram desenvolvidas dentro de turmas do sexto ao nono ano do ensino fundamental, na Escola Estadual Coronel Vicente Freire, localizada no município de Canoas no Rio Grande do Sul. Dentro da perspectiva destas práticas, se pensa a partir de sem custo monetário para o docente (“Geografia do custo zero”), à possibilidade de o discente ter voz no ambiente escolar, tirando-o de sua zona de conforto do professor, dono da palavra, e o estudante, o mero ouvinte, para um movimento, onde o educador escuta e aprende com a fala dos seus alunos, (e alunas) onde ele se insere como um elemento desequilibrador dentro do diálogo, e onde percebe qual é o espaço cultural cotidiano destes meninos (e meninas) que nos ensinam diariamente com suas dúvidas, anseios e emoções.pt_BR
dc.description.abstractThe following work from the idea of giving the student the opportunity to be an author and actor in the learning process from a “Geography of zero cost”. The practices of "one minute" and "traveling on the world map" are based on research of Castrogiovanni (2012) and Kaercher (2007) and further "abc of countries" were developed within the classes from the sixth to ninth grade of elementary school in State School Coronel Vicente Freire located in the county of Canoas in Rio Grande do Sul. From the perspective of these practices, it is thought from no monetary cost to the teacher ("Geography of zero cost") to whether the students have a voice in the school environment, taking it out of your comfort zone master teacher of the word and the student the hearer to a movement where the teacher listens and learns from the speech of their students, where it belongs as an unbalancing element within the dialogue, and where realizes what the everyday cultural space of these boys and girls teach us daily with your questions, concerns and emotions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista FSA (Faculdade Santo Agostinho). Teresina : FSA, 2014. Vol. 11, n.4 (out./dez. 2014), p. 120-133.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectTeaching geographyen
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectGeography of zero costen
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectElementary educationen
dc.subjectCanoasen
dc.titlePor uma geografia do "custo zero" : práticas pedagógicas em sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeBy a geography of “zero cost” : educational practices in the classroomen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000954840pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples