Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPereira, Nilton Mulletpt_BR
dc.contributor.authorCunha, Gabriel Torelly Fraga Correa dapt_BR
dc.date.accessioned2015-04-08T01:58:36Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn0104-7469pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115014pt_BR
dc.description.abstractO texto trata do elemento central do fazer docente e do ensino de História: a aula expositiva. Argumenta a respeito do papel da aula expositiva e problematiza o caráter narrativo da exposição do professor de História, uma vez que este cria um cenário e dá um tom dramático à narrativa histórica. Problematiza a exposição didática e oferece uma análise das críticas que essa estratégia tem recebido. Nesse sentido, procura-se despir a aula expositiva do tom seco e árido que sempre a acompanhou, bem como da sua íntima ligação com um ensino tradicional de História. Do mesmo modo, pretende-se dar relevância aos diferentes modos expressivos que acompanham a narrativa didática na aula, afirmando-se que esse é um dos momentos mais importantes e decisivos da relação ensino- aprendizagem nesse conteúdo. Além disso, a teorização a respeito da faculdade da fabulação pode bem permitir uma nova experiência com aulas expositivas, uma vez sustentada a ideia de que uma exposição oral em uma aula de História implica uma estratégia fabulatória.pt_BR
dc.description.abstractThe text is the central element of the professorial act and of teaching history: an expositive class. It argues about the role of the expositive class and questions the narrative character of the History teacher’s presentation, since this creates a scenario and gives a dramatic tone to the historical narrative. It questions the didactic exposition and offers an analysis about the criticisms this strategy has received. The Scene, as a means for offering methodological procedures in the strategic teaching of History. In this sense, we seek to deconstruct the dry arid tone which has always accompanied the idea of an expositive class, as well as its close ties with a traditional teaching of History. Similarly, we try to give prominence to different expressive modes accompanying a didactic narrative in History lessons, affirming that this is one of the most important and decisive moments of the teaching- -learning relationship in History. Moreover, theorizing about the faculty of Confabulation may well allow a new experience with expositive classes, since it is claimed that an oral presentation in history class implies a confabulating strategy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEspaço pedagógico. Passo Fundo, RS. Vol. 21, n. 2 (dez./jan. 2014), p. 288-303pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectExpositive classen
dc.subjectFábulapt_BR
dc.subjectAula expositivapt_BR
dc.subjectConfabulationen
dc.subjectEducationen
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleO retorno da aula expositiva no ensino de história : notas para uma fábula fabulatóriapt_BR
dc.title.alternativeThe return of the expositive class in teaching history : grades for the practice of confabulatingen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000955286pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples