Show simple item record

dc.contributor.authorCosta, Patrícia da Silva Campelopt_BR
dc.contributor.authorReategui, Eliseo Bernipt_BR
dc.date.accessioned2015-04-07T01:58:34Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1676-0786pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/114979pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo investigar como o letramento pode ser apoiado pelo uso de um recurso digital passível de auxiliar os processos de leitura e produção textual. Assim, a presente pesquisa baseia-se nos estudos de Feldman e Sanger (2006) acerca da mineração de textos e nas pesquisas de Black (2007; 2009) sobre a incorporação de um gênero textual característico da internet (fanfiction) na aprendizagem de línguas. Através da utilização de um recurso de mineração de texto (Sobek), a partir do qual ocorre a extração dos termos mais recorrentes em um texto, os participantes deste estudo criaram narrativas em inglês como língua estrangeira (LE), em meio digital. Observou-se que a utilização da ferramenta deu suporte à produção textual em LE, e sua subsequente prática de letramento, visto que os alunos se apoiaram no recurso de mineração para criar narrativas fanfiction.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims at investigating how literacy may be supported by the use of a digital resource which can help the process of reading and writing. Thus, the present work is based on studies by Feldman and Sanger (2006) about text mining, and on research by Black (2007; 2009) about the incorporation of a textual genre characteristic of the Internet (fanfiction) in language learning. Through the use of a text mining resource (Sobek), which promotes the extraction of frequent terms present in a text, the participants of our pilot study created narratives in English as a foreign language (FL), in digital media, and used the mining tool to develop graphs with the recurrent terms found in the story. It was observed that the use of a digital tool supported the text production in the FL, and its following practice of literacy, as the students relied on the mining resource to create their fanfictions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de lingüística aplicada. Belo Horizonte. Vol. 12, n. 4 (2012), p. 835-859pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectLíngua estrangeirapt_BR
dc.subjectFanfictionen
dc.subjectText miningen
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectFicçãopt_BR
dc.subjectContopt_BR
dc.subjectRomancept_BR
dc.titleOportunidades de letramento através de mineração textual e produção de Fanfictionspt_BR
dc.title.alternativeOpportunities of literacy through text mining and fanfiction writing en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000931345pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record