Entre a Crítica e a aprendizagem : práticas possíveis no Ensino de Jovens e Adultos
View/ Open
Date
2014Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho tem por objetivo buscar como a geografia pode contribuir em sala de aula para o desenvolvimento crítico do aluno, levando em consideração o processo aprendizagem. Isso se deu a partir da análise de práticas desenvolvidas pelo autor ao longo de sua experiência docente. Essas atividades foram aplicadas em duas instituições específicas: o Centro de Cultura Resgate e o Centro Municipal de Educação do Trabalhador Paulo Freire. Ambas instituições foram escolhidas exatamente por li ...
O presente trabalho tem por objetivo buscar como a geografia pode contribuir em sala de aula para o desenvolvimento crítico do aluno, levando em consideração o processo aprendizagem. Isso se deu a partir da análise de práticas desenvolvidas pelo autor ao longo de sua experiência docente. Essas atividades foram aplicadas em duas instituições específicas: o Centro de Cultura Resgate e o Centro Municipal de Educação do Trabalhador Paulo Freire. Ambas instituições foram escolhidas exatamente por lidarem com jovens e adultos trabalhadores e portanto, entendidas como o melhor espaço para o desenvolvimento dessas práticas. O estudo visa contribuir para a elaboração de novas atividades que vão além de discursos dogmáticos e verdades prontas trazidas pelo professor, colocando o aluno no protagonismo da produção de seu conhecimento, julgando, avaliando, agindo e aprendendo a geografia. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Geografia: Bacharelado.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License